Como Aumentar as Vendas: Aumente a sua performance!
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Dicas e Métodos
Você está buscando como melhorar o seu atendimento ao consumidor/usuário? Então, continue lendo esse artigo e quando você terminar, garantimos que usará as dicas e as técnicas que vamos te oferecer.
A princípio, o atendimento ao cliente é algo muito comum, independente de qual lado estamos, seja como vendedor ou consumidor. Entretanto, se você está do lado dos vendedores esse artigo é para você!
Certamente você já pensou em como melhorar o seu atendimento ao cliente e consequentemente vender mais, não é? Saiba que o atendimento não precisa ser um inferno na terra!
Por outro lado, uma empresa que não vende está falida. Por isso o departamento de vendas é um dos mais importante das empresas.
Com essas sugestões de melhorias no atendimento ao cliente, você pode melhorar o seu atendimento tanto na recepção quanto por telefone ou online.
Inicialmente vamos te apresentar 3 métodos para você aplicar no seu atendimento ao público e melhorar gradualmente, a longo prazo. Logo após, vamos introduzir 9 dicas para melhorar o processo de atendimento imediatamente!
Melhore o seu atendimento com esses 3 métodos principais.
1. Humanize o atendimento
Primeiramente você não é uma máquina ou um robô do Google que só responde o que é programado para dizer. Por outro lado, você é um ser humano (esperamos que sim!) que sabe lidar muito bem com as diferentes situações, diferentes pessoas e é capaz de fazer um atendimento diferenciado e de qualidade.
Por isso, comece a humanizar o seu atendimento. Para isso você precisa, acima de tudo, respeitar o seu consumidor. Isso é um diferencial para sua empresa e com certeza fará com que você seja lembrado!
Portanto, visando melhorar o atendimento, crie uma relação de proximidade e conquiste um relacionamento melhor com o seu lead ou cliente.
Valorizamos muito o atendimento humanizado aqui na Especialista Digital.
Lembrando que você não precisa ser informal ou começar a falar gírias. Apenas não seja robótico ao ponto de parecer uma secretaria eletrônica!
E acima de tudo, deixe seus clientes satisfeitos ao se sentirem respeitados por você e por sua empresa!!
2. Sistema UX (Experiência do Usuário)
Faça um treinamento com a sua equipe para melhorar o atendimento utilizando o Sistema UX.
Basicamente, esse sistema analisa tudo aquilo que uma pessoa sente quando ela utiliza um determinado produto, sistema ou serviço!
Dessa forma você e a sua equipe começam a se preocupar mais com os sentimentos envolvidos na experiência daquele cliente.
O cliente gostou do atendimento? Se sentiu especial? Não gostou? Tudo se torna aprendizado sobre o consumidor aqui!
Novamente você deve se preocupar com todos os pontos de atendimento possíveis e não apenas quando está frente a frente com o cliente.
Por exemplo se preocupar com o site, ele é responsivo? O usuário tem todas as informações que precisa para contatar os seus serviços?
Essas pequenas coisas fazem a diferença e são ferramentas que você pode utilizar para melhorar o atendimento ao público em sua empresa.
3. Faça uma venda consultiva
Em primeiro lugar, uma venda consultiva nada mais é do que vender a solução ideal para o cliente.
Em outras palavras, ao invés de falar sobre o produto você fala sobre o consumidor.
Quem não gosta de ir a uma loja e ser tratado bem? Como se tivesse feito um amigo a partir daquela conversa no local?
A diferença é que com essa conversa você, o vendedor, vai acabar identificando os pontos de necessidade dos clientes. E uma vez que esses pontos são identificados, você traz o seu produto como uma solução.
Sem dúvidas, isso é diferente de insistir com ofertas e falar sobre todas as qualidades do seu produto.
Se o cliente quiser ele vai comprar sim, mas ele primeiro precisa saber quais são as vantagens que ele próprio irá adquirir com isso. Entendeu?
Com certeza é uma inovação para melhorar o atendimento ao cliente!!!
Inclusive aqui no blog da Especialista Digital possuímos um conteúdo sobre Como Aumentar as Vendas. Confira!
“Venda o produto correto para a necessidade correta!”
9 dicas para você melhorar o seu atendimento.
"Por que devo melhorar o meu atendimento ao cliente?"
Você sabia que é o seu atendimento que definirá se o lead será o seu cliente ou não? Seguindo as orientações para melhorar o atendimento, consequentemente você aumentará o número de suas vendas.
Segundo uma pesquisa da Aspect Consumer Experience Survey, cerca de 76% dos consumidores enxergam o atendimento ao cliente como o verdadeiro teste do quanto as empresas os valorizam.
Por isso um bom atendimento ao público em pequenas, médias ou grandes empresas é essencial e é um dos principais fatores que faz a venda se concretizar. Uma vez que, ele é o primeiro passo para uma venda de sucesso!!
Reunimos 9 dicas para você melhorar o seu atendimento imediatamente!
1. Entenda o seu cliente!
Só atende bem quem entende bem!
Primeiro de tudo, entenda a necessidade do seu cliente. E, principalmente, em qual ponto ele precisa do seu serviço e produto!
Tendo isso em mente ofereça o produto como uma solução ao problema. Dessa maneira, é aqui que você utiliza a técnica de venda consultiva para conhecer o seu lead, lembra?
2. Retorne o contato rapidamente
Certamente o cliente procura soluções rápidas. E caso ele não ache uma forma de entrar em contato com você rapidamente, ele buscará outra empresa. Não é isso que queremos, não é?
Você precisa pensar em todos os pontos do atendimento, ainda mais com a tecnologia evoluindo. Por exemplo, uma empresa com um site que não carrega rápido ou consultores que não respondem questões rapidamente, logo é descartada pelo lead.
Inclusive, se precisar elabore um script padrão ou roteiro que vai te ajudar a melhorar o seu atendimento. Assim não precisará improvisar no momento! Mas, lembre-se de sempre fazer um atendimento humanizado, nada de secretaria eletrônica hein!
Saiba mais: Como Gerar Contatos.
3. Promova o produto
Ao invés de insistir, você deve promover o produto. Ou seja, deixe o cliente processar as qualidades e as vantagens de obter ele. Dessa forma, ele não se sentirá pressionado a comprar algo.
Igualmente, deixe o consumidor seguir o processo de compra no ritmo dele. Porém, é possível acelerar esse processo com o Inbound Marketing na internet. Inclusive, já falamos sobre isso nesse artigo sobre Inbound Marketing.
Em síntese, você não precisa ficam toda hora oferecendo a mesma coisa a ele. Portanto, não faça intromissões mas utilize aqueles métodos sutis que já citamos.
4. Seja claro
Em primeiro lugar, ninguém gosta de ouvir informações pela metade e/ou confusas. Diante disso, seja direto e claro sobre o produto ou serviço com o cliente para que não surjam complicações mais para frente.
A comunicação precisa ser clara com o usuário. Ele não pode ficar confuso sobre o que você tem a oferecer a ele e quais são os benefícios que ele receberá em relação a isso, caso obtenha o produto ou serviço que você oferece.
5. Tire todas as dúvidas do cliente
Retire todas as dúvidas e esclareça tudo que for necessário para que ele entenda. Afinal, você não quer que o atendimento termine e o cliente não tenha nenhuma informação relevante.
6. Evite atendimento longo e cansativo
Como já foi mencionado, os clientes sempre buscam soluções rápidas.
Dessa forma os atendimentos longos se tornam cansativos por repetirem sempre a mesma informação.
7. Cumpra as promessas
De fato, atenda as expectativas do cliente e saiba o que é possível ofertar. Pois, de nada adianta prometer o paraíso para o seu cliente se você não vai conseguir levar ele até lá.
Portanto, conheça as limitações da sua empresa também.
Em suma forneça tudo aquilo que o cliente deseja e entregue isso a ele.
8. Extra Mile
O Extra Mile é basicamente entregar algo que o cliente não esperava.
Por exemplo, você pode surpreender o seu cliente com prazos mais curtos, serviços que geram resultados melhores e muito mais!
Isso fideliza o cliente pois ele fica encantado com o serviço.
9. Realize o pós-venda
Por fim não esqueça do cliente após fechar uma venda. Acompanhe-o, pois assim ele indicará os seus serviços a outras pessoas.
"A melhor propaganda é feita por cliente satisfeitos"
Philip Kotler - "O pai do Marketing".
Gostou das nossas dicas e técnicas sobre como melhorar o seu atendimento? São diversas as formas e ações para melhorar o seu atendimento, seja ele telefônico, presencial, com um cliente externo ou interno.
Então não perca mais tempo, passe para sua equipe e coloque as técnicas e dicas em prática.
Continue acompanhando o blog da Especialista Digital, e saiba mais sobre o Universo do Marketing Digital para pequenas, médias e grandes empresas!
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