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Chame a atenção dos seus clientes: a importância do Copywriting para sua empresa
Quer atrair e converter mais clientes? Se a sua empresa possui presença online, desde posts em redes sociais até anúncios, você pode se beneficiar com estratégias de copywriting.
O que exatamente é copywriting?
De forma bastante resumida, são técnicas para escrever textos mais convincentes e persuasivos. Com a utilização de alguns métodos e gatilhos, é possível não apenas chamar a atenção do usuário, como procurar convencê-lo a realizar uma ação, seja ela um contato, compra, assinatura, etc.
Utilizado pela primeira vez ainda no início do século XIX, o termo copy foi criado por Noah Webster, significando algo que deveria ser replicado em forma impressa ou escrita. Com o tempo, a palavra foi ressignificada, passando a designar o profissional que trabalha com a escrita de anúncios, os redatores publicitários de antigamente.
Com a internet e a necessidade de adaptação para o marketing digital, o termo foi novamente ganhando um novo sentido, se afastando da redação publicitária.
Como desenvolver uma copy eficaz
Pensando então que a copy é um texto que se utiliza de técnicas para criar uma conexão com o leitor e persuadi-lo a tomar uma ação, como ela deve ser elaborada?
Não basta “escrever bem” para desenvolver uma copy que funciona. Existem alguns passos a serem seguidos para que o seu texto tenha mais chance de converter um leitor. É preciso reter a atenção do leitor e fazê-lo se relacionar com a sua marca para, então, buscar uma ação por parte do usuário.
Um copywriting bem elaborado leva em consideração o meio de comunicação e o público com o qual está se comunicando. Por isso, pesquisas e estudos sobre seu público-alvo são fundamentais. Entender a
sua persona permite a construção de textos mais focados e persuasivos, sem correr o risco de que o leitor não entenda ou não se identifique com a mensagem.
Para que funcione adequadamente, uma copy precisa ser o mais breve possível, fácil de entender e desenvolver uma conexão com o usuário, conversando de maneira eficaz com um público amplo.
Utilize CTA
Outro aspecto muito importante de uma copy é a “CTA”. A sigla CTA quer dizer “chamada para ação” (Call To Action). É a parte persuasiva que fecha o seu texto para que o leitor finalize uma ação, que pode ser desde uma inscrição em seu newsletter até a compra de um produto.
Sem ela, você irá argumentar a favor do seu produto ou serviço, mas sem convencer o cliente a tomar uma atitude.
Os CTAs costumam apoiar-se em uma variedade de gatilhos mentais, ferramentas que incitam uma resposta emocional no leitor. Dentre os gatilhos mais comuns, podemos citar:
● Urgência: busca fazer o leitor agir rapidamente, através de um prazopara o fim da oferta, por exemplo.
● Escassez: busca a ação através de uma limitação de unidades de compra.
● Reciprocidade: busca a ação do leitor através da oferta de algo que lhe interesse, por exemplo um brinde ao realizar um cadastro.
● Aprovação social: mostra que mais pessoas adquiriram o produto ou serviço e gostaram.
● Autoridade: mostra que figuras de autoridade no assunto concordam ou recomendam seu serviço ou produto.
O que evitar ao fazer o copywriting?
Agora que falamos brevemente sobre o que fazer, vale também deixar um resumo do que não fazer.
Para começar, vale apontar o óbvio: sua copy não pode conter informações falsas ou utilizar artifícios que deixem o consumidor se sentindo sem poder de escolha.
Uma coisa é tentar convencer o leitor de que o seu produto ou serviço vale a pena, outra coisa é exagerar nos argumentos e inventar qualidades que não existem. Além de comprometer sua estratégia, alguns erros de copy podem até render processos judiciais. Por isso, sempre evite:
- Plágio
- Propagandas enganosas
- Textos longos demais para a plataforma em que serão veiculados
- Texto muito genérico ou cheio de clichês
- Textos humorísticas que podem ofender o público
- Ambiguidades
O marketing digital ajuda sua empresa a conquistar novos clientes e a competir em um mercado amplo. Com uma infinidade de conteúdos disponíveis na internet, saber escrever um texto persuasivo pode colocá-lo na frente da concorrência.
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