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30 de setembro de 2022Alcance a primeira página do Google de graça: SEO na prática
Alcance a primeira página do Google de graça: SEO na prática
Quer alcançar a primeira página do Google sem pagar por anúncios? A Especialista Digital separou super dicas para você passar na frente da concorrência, acompanhe.
Não é de hoje que os consumidores estão se voltando cada vez mais para a internet para adquirir produtos ou serviços. Os dados mostram que pelo menos metade das compras passa pela internet em alguma etapa, seja para fechar
negócio ou pesquisar preços e opções.
Mais de 90% dos usuários brasileiros utilizam o Google para suas pesquisas, e mais de 50% clicam somente nos primeiros resultados da busca. Na prática, isso significa que, se a sua empresa não está na primeira página, ela provavelmente
nem será encontrada por seus clientes, que ficarão com a concorrência. Isso prova que estar bem colocado no ranqueamento de pesquisa do Google é super importante para o seu negócio.
Mas como chegar lá? É possível que negócios pequenos e médios ganhem a primeira página? Precisa pagar?
As respostas para essas perguntas são: SEO, sim e depende. Vamos responder uma a uma com mais detalhes.
Para conseguir uma boa colocação de forma orgânica nas buscas, seu site precisa se adequar a alguns parâmetros do buscador. O nome disso é SEO, Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Buscas, em português.
O SEO consiste em deixar o seu site mais relevante para os mecanismos de busca, para que eles sejam então colocados em posição mais alta nas buscas. E como isso é feito? De forma simples: criando conteúdo de qualidade para os usuários e
garantindo uma boa navegação para eles.
Práticas importantes de SEO em seu site
Separamos aqui algumas práticas fundamentais para um bom ranqueamento:
- Melhore a navegação do seu site: ter um site que carrega rapidamente da forma correta é o passo mais básico para um bom ranqueamento. Você pode melhorar a velocidade de carregamento da sua página eliminando animações e aplicações desnecessárias e diminuindo o máximo possível a resolução das imagens, por exemplo.
- Melhore seu uso de palavras-chave: saber como seu cliente procura pelo seu produto pode ajudar tanto na hora de criar quanto na otimização do seu conteúdo. Termos com mais de uma palavra são um ótimo aliado para conseguir ranquear melhor nos buscadores. A pesquisa de palavras chave pode ser feita gratuitamente em diversos sites.
- Certifique-se de que seu link tenha uma boa legibilidade, seja curto e, preferencialmente, contenha nele a palavra-chave. Para encurtar links, você pode omitir informações não essenciais, como números, artigos ou preposições.
- Otimize as mídias das suas páginas, como fotos e vídeos. Uma prática fácil e que pode ajudar muito é preencher o campo “texto alternativo” das imagens para que contenham o assunto do seu conteúdo ou sua palavra-chave. Colocar o termo chave no nome do arquivo antes de anexá-lo também é uma ótima prática.
- Coloque links para outras páginas ou conteúdos de seu próprio site. Os chamados “links internos” permitem que os usuários permaneçam por mais tempo no seu site, alternando entre páginas. Além disso, os links também podem melhorar a autoridade do seu site. Quanto maior o tempo de navegação, mais relevante se torna seu conteúdo na visão do
Google, melhorando seu posicionamento nas pesquisas.
O que NÃO fazer em SEO
É válido também citar que o SEO é uma excelente ferramenta, mas é uma estratégia de longo prazo. Se você ouvir promessas de retorno imediato com SEO, fuja!
Essa prática é conhecida como Black Hat, que quebra diversas regras de ranqueamento para obter a rápida otimização de conteúdo para o Google, normalmente gerando conteúdo de péssima qualidade. Normalmente, esses sites são descobertos rapidamente e podem até ser removidos permanentemente dos resultados!
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