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17 de outubro de 2019COMO AUMENTAR AS VENDAS:
Aumente a sua performance!
Em tempos de crise, técnicas sobre como aumentar as vendas são muito procuradas e desejadas por todo vendedor.
Acima de tudo, para as pequenas empresas, toda forma e esforço em marketing para aumentar as vendas pode fazer diferença.
“Eu não sei como aumentar as minhas vendas, nada funciona!”
Portanto, continue lendo esse artigo que nós vamos te ajudar a analisar os seus dados, contar sobre estratégias e dicas para você aumentar e continuar aumentando suas vendas com criatividade.
Segue com a gente e passe do seu estado atual para o estado desejado.
“Marketing sem dados é como dirigir com os olhos fechados.”
– Dan Zarrella, cientista das Mídias Sociais da HubSpot
Primeiramente, Dan Zarrela não poderia estar mais correto!
Visto que um vendedor que não analisa os seus números e dados não pode ser considerado um vendedor profissional.
Claro que a análise sobre como aumentar as suas vendas vai depender do seu tipo de negócio. Sobretudo, pode ser uma loja física, hamburgueria, e-commerce...
Porém, aqui estão dois principais indicadores que podem ser utilizados para você observar e alavancar as suas vendas.
Taxa de Conversão:
Em síntese, é uma métrica muito utilizada para mensurar os resultados das vendas, principalmente no Marketing Digital.
Uma vez que esse indicador tem como objetivo acompanhar o quanto do seu público realmente converte e gera resultados.
Entretanto, isso vai depender da sua estratégia. Por exemplo uma ação relevante do consumidor para o seu negócio pode ser responder um questionário, preencher um formulário, seguir nas redes sociais, comprar um produto, clicar no Google ads, contratar um serviço e muito mais.
Por isso, é importante ficar de olho na taxa de conversão para saber quais ações para aumentar as vendas estão funcionando através da internet ou não.
Ticket Médio:
Outro indicador de performance de vendas é o ticket médio.
Em suma, ele pode ser calculado em função do valor monetário das vendas totais de uma empresa dividida pelo número de vendas.
Aliás, você pode levar em conta o número de clientes.
“Atualmente, para se conectar com compradores, você precisa parar de empurrar sua mensagem e começar a atrair seus clientes. As regras do marketing mudaram e a chave para vencer é usar essa mudança a seu favor.”
– Braian Halligan e Dharmesh Shah, no livro Inbound Marketing
5 principais estratégias e dicas para aumentar as vendas
1. Adapte-se ao mercado:
O mercado está em constante mudança. Logo, você realmente quer ficar estagnado no seu mundinho perfeito sem vendas? Acreditamos que não.
Em primeiro lugar, comece a utilizar as novas tecnologias, pois elas estão aqui para ajudar e não atrapalhar o seu negócio.
Inclusive, se precisar faça uma consultoria com uma agência especialista em marketing digital.
2. Vender para novos clientes:
Sobretudo atraia novos clientes com as técnicas do marketing digital. Falamos mais sobre isso no conteúdo sobre Inbound Marketing.
Basicamente ao invés de você mandar as ofertas goela abaixo do consumidor, você informa e educa ele sobre os seus produtos e serviços.
Dessa forma você ganha a confiança deles e poderá vender mais.
3. Vender para os mesmos clientes:
É ótimo ganhar novos clientes e receber novos pedidos. Porém, muitos vendedores ficam focados somente nisso e investem somente nos novos consumidores, esquecendo dos que já estão comprando deles.
É como ter um namorado ou namorada e pensar que não precisa mais conquistar. Afinal ele já o namorado (a) e você não vai perder, não é? ERRADO!!!
Você precisa conquistar os clientes até depois da venda. Para isso, mantenha o contato próximo.
E além disso, ofereça mais a eles. Por exemplo, você pode apresentar um cupom de desconto para a próxima compra dele no seu site.
4. Vender valores mais elevados (aumento de ticket médio) para os clientes atuais:
Lembra do ticket médio? Então, o assunto voltou.
Principalmente, as táticas de cross selling e up selling são muito utilizadas agora.
“Mas o que é cross sell, e up-sell?”
Sabe quando você está em um estabelecimento para comprar determinado produto e eles te oferecem outro para acompanhar? Ou em um site quando você está na descrição e aparece “aproveite e compre junto”?
Isso são estratégias do cross-sell para vender mais para os clientes que já estão comprando.
Eventualmente, você pode recomendar produtos depois do cliente já ter comprado.
Todavia, nessa tática você recomenda produtos complementares.
Por outro lado, no up-sell você recomenda produtos similares mas com uma qualidade melhor e, claro, um preço maior do que o do produto atual.
Nessa etapa você deve ressaltar as qualidades e as vantagens desse produto, entende?
5. Treine sua equipe - Qualifique seus vendedores:
Os vendedores precisam ser mais proativos e compreensivos, os consumidores gostam de se sentirem especiais. Ou seja, paciência é essencial.
Por isso ofereça ao cliente um atendimento personalizado, que entende e compreenda as dores dele, sem julgamentos.
Dessa forma, uma boa conexão será firmada entre você, os seus produtos e as necessidades do cliente.
“O bom conteúdo é a melhor ferramenta de vendas do mundo."
– Marcus Sheridan
O que fazer para aumentar as vendas?
Crie uma oferta de alta conversão para vender mais
O Novo Marketing ou Marketing de Conteúdo se baseia em fazer o consumidor entender os próprios problemas e você oferecer o serviço ou produto como uma solução para aquela questão.
Afinal, o público busca respostas e você precisa fornecer isso a eles.
Mas no final o seu objetivo é aumentar as suas vendas certo? E para isso você precisa converter o lead em cliente.
Ademais se sua oferta não transformar o lead em cliente, todo o processo foi só um hobby.
Por essa razão veja esses 4 passos para vender mais:
1. Público-Alvo: Conheça os seus clientes
Não existe um serviço ou produto que servirá para todo tipo de pessoa. NÃO EXISTE!
Diante disso, não importa o quanto tente convencer, não vai colar amigo!
Em resumo, você precisa urgentemente definir o seu público-alvo e direcionar a suas campanhas somente a eles.
2. Promessa Primária
Você entrega a promessa que faz a pessoa? Ela realmente vai emagrecer se consumir o seu produto? Aprender a desenhar no seu curso? Vai ganhar mais clientes se utilizar os métodos do seu serviço? Não?
Então esse é o problema das suas vendas!
Certamente você precisa convencer a pessoa, entretanto você igualmente precisa fazer promessas reais e não apenas sensacionalistas.
Assim sendo, é necessário ser sincero sobre o seu produto, sobre as características e promessas dele.
3. Proposta Única de Vendas: Aposte no diferencial da sua empresa
Primeiramente, por que o seu produto é diferente dos concorrentes? Por que o consumidor deve escolher o seu e não o outro?
A princípio, a Proposta Única de Vendas (P.U.V) é a razão que os consumidores vão ter para escolher o seu produto ou serviço ao invés do concorrente.
Para isso você precisa resolver o problema do cliente e oferecer razões convincentes.
4. Possua uma Mensagem Central de Vendas
O que o seu marketing tem de diferença? Por quais motivos as pessoas devem prestar atenção em você?
Entretanto, você não deve oferecer o seu produto ou serviço logo de cara.
Uma vez que o seu foco são os problemas dos clientes, não as características de seus produtos ou serviços.
Em vista disso, as técnicas de Inbound Marketing são extremamente importantes para você passar a mensagem de vendas de diferentes maneiras aos seus leads e clientes.
Aqui é você no seu estado desejado!!
Por fim, essas foram as dicas, estratégias e ideias sobre como aumentar as vendas.
Gostou? Então invista e aplique essas dicas no seu negócio e você vai conseguir ver a diferença!
Para saber mais sobre o universo do Marketing Digital acompanhe o blog da Especialista Digital.
Saiba mais: Como Vender pela Internet.
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