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19 de setembro de 2020A EVOLUÇÃO DO MARKETING DIGITAL
As Influências das Novas Tecnologias!
Você já parou para pensar sobre como aconteceu a Evolução do Marketing Digital, quando e como ele surgiu?
O Marketing passou por diversas fases e por diversas estratégias de mercado, até chegar ao que você conhece hoje!
E a questão principal é: O Marketing continua evoluindo.
Nesse artigo vamos te apresentar a história e como essa Evolução do Marketing Digital ocorreu.
Portanto, vamos voltar lá atrás, quando quem vos escreve esse artigo e quem está lendo agora não existia nessa terra.
Evolução Histórica do Marketing Digital
Especula-se que as primeiras práticas do Marketing surgiram logo no início dos comércios. Nessa época, claro, não havia tanta concorrência assim e o marketing era feito boca a boca.
Inclusive, naquele tempo, já eram perceptíveis os primeiros sinais das práticas do Outbound Marketing, basicamente era a tentativa de vender sem criar nenhum vínculo com o cliente.
Entretanto, evoluções exigem mudanças e, uma das principais ferramentas do marketing desde o seu surgimento até o digital, foi a publicidade e propaganda.
É provável que você se lembre do Alemão Johannes Gutemberg. Não? Bom, ele foi o inventor da Tipografia, a prensa de papel.
Com essa invenção foi possível produzir textos e distribuí-los a mais pessoas. Afinal, antes disso, todos os textos tinham que ser escritos à mão.
A partir de 1450, Gutemberg criou toda uma nova indústria, e alguns até afirmam que foi ele que possibilitou a saída da Idade Média.
O surgimento da imprensa
Mesmo com a invenção de Gutemberg no século XV, foi só a partir do século XVII que os jornais começaram a ser produzidos e publicados em massa.
Nesse século tem o início da contrarreforma, e com ela a reestruturação das sociedade. Inclusive com um grande significativo aumento do poder aquisitivo, além da liberdade de expressão.
O que levou a um avanço no consumo de jornais.
Esta foi considerada a primeira fase da imprensa que foi marcada principalmente por dois fatores decisivos para a sua evolução: a escolaridade (grande parte da população era analfabeta) e o poder aquisitivo (papel impresso era muito caro).
Certamente o surgimento da imprensa teve um papel fundamental no desenvolvimento do marketing.
Pois, os comerciantes passaram a enxergar os jornais como uma oportunidade de divulgar produtos e publicar anúncios sobre eles.
Dessa forma, as pessoas que buscavam informações através de jornais, tinham indiretamente acesso a propagandas publicitárias.
O marketing nos espaços públicos
Ficou muito mais simples imprimir panfletos. Porém, as pessoas começaram a perceber que era muito mais fácil fixar um anúncio em uma parede ao invés de entregar panfletos um por um as pessoas.
Dessa forma, esses anúncios eram pregados em todos os lugares.
Mas, com o tempo essa prática estava incomodando os donos das residências. E assim se viu a necessidade de criar algo com mais impacto.
Os Outdoors eram maiores e possuíam mais espaço para as informações. Além disso tinham um grande alcance.
Essa técnica permanece até os dias de hoje!
Marketing nos meios de comunicação
Os novos meios de comunicação de massa chegaram para ficar e, a partir do século XX, novas ideias revolucionárias surgiram para o Marketing.
Em 1946, os telefones já estavam sendo usados em 50% das casas americanas.
E aos poucos foi assim que surgiu o Telemarketing: um novo sistema para o lançamento de produtos, que consiste em ligar para as pessoas e ofertar os produtos ou serviços.
Entretanto ainda há muitas controvérsias em relação a esse tipo de Marketing, visto que muitas pessoas o enxergam como invasivo e pouco eficaz.
Já no começo da década de 20, o rádio deixou de ser apenas de uso militar e passou a ser utilizado para fazer transmissões abertas de entretenimento e notícias.
Aos poucos o rádio foi adotado para a divulgação de produtos e serviços também.
Em 1928 foi realizada a primeira transmissão por televisão que foi um marco gigantesco. Porém, só se tornou popular após a Segunda Guerra Mundial, pois os preços se tornaram acessíveis.
Além de transmitir notícias e distrair o público, a TV ainda apresenta um grande número de publicidade, pois esta é a principal fonte de financiamento, o que leva o espectador ao consumo.
Os anúncios na televisão continuam fazendo parte do nosso dia a dia. E é uma ótima forma de marketing, mas você deve saber que planejar estratégias de Marketing na TV não é tão acessível assim!
Marketing atualmente
Demorou um pouco para que novas tendências surgissem depois do boom da televisão, mas elas chegaram!
Em 1973 foi feita a primeira chamada por celular e, com o aumento do uso de telefones móveis, ocorreu um aumento do marketing via mensagem de texto.
Já em 1990 aconteceu o estouro da internet para as pessoas, ela deixou de ser apenas um fim militar. Inclusive surgiram os primeiros computadores pessoais também.
Dessa maneira o acesso a internet foi possibilitado.
Em 94 foi enviada a primeira mensagem automatizada. Eis que surgem a pratica do e-mail marketing. E você sabe que, hoje em dia, essa prática faz parte de qualquer estratégia de marketing.
Essas criações mudariam totalmente o rumo do Marketing!
Hoje em dia o Marketing tem como referência principal o Inbound Marketing. Já falamos mais sobre esse tema em um outro artigo. Confira!
Além disso, o Google trouxe um novo estilo de marketing, o Marketing Direcionado. Ou seja, consiste em exibir publicidades relacionadas às pesquisas efetuadas pelos usuários.
Os meios de publicidade estão se tornando cada vez mais específicos. A exemplificar, os sites de procura utilizam a localização dos usuários para exibir resultados de busca relacionados à região em que ele se encontra.
Além do Google, o Facebook introduziu uma nova forma de anunciar: Facebook Ads, ele exibe campanhas baseadas no perfil dos usuários cadastrados na plataforma.
4 Eras do Marketing
Segundo Kotler, Kartajaya e Setiawan, o Marketing passou por 4 eras. E vamos te explicar todas elas.
Marketing 1.0 Era da Manufatura/Produtos
O objetivo principal nessa fase era vender produtos funcionais. Já que o público era visto apenas como massa e comprariam de qualquer forma.
A princípio, o foco estava na padronização e ganho em larga escala, porém sempre com foco no produto. Em outras palavras, a atenção dos fabricantes se voltava apenas para a qualidade dos produtos e eles não se preocupavam com o público.
Aliás, o marketing nessa fase era baseado na oferta e na procura. Pois não haveria indagações sobre esse produto, afinal era o marketing push.
Inclusive tudo o que se produzia era vendido, por isso não havia muitas preocupações com as vendas, apenas com a produtividade e a maximização dos lucros.
“O carro pode ser de qualquer cor. Desde que seja preto. ”
- Henry Ford.
Essa é a frase que define a Era da Manufatura.
Marketing 2.0 Era da Venda (1925 - 1950)
Enfim as primeiras teorias sobre como os comerciantes poderiam atrair e lidar com os seus consumidores surgiam, pois as técnicas de produção já estavam dominadas.
As empresas começaram a perceber outros fatores que influenciavam na decisão de compra dos seus consumidores. Como fatores psicológicos e emocionais.
A Era da Venda vai muito além da oferta e da procura. Eventualmente ela tende a destacar qual será a satisfação do consumidor e principalmente a diferenciação da concorrência.
Aliás, na Era da Venda, o consumidor não é mais considerado massa. Por outro lado, ele precisa ter motivos para satisfazer suas necessidades e tem opiniões sobre os produtos.
Inclusive no Marketing 2.0 as famosas vendas de porta ou domiciliar surgiam, já que as empresas começaram a anunciar os produtos na expectativa que os consumidores recebessem os vendedores em casa.
Marketing 3.0 Era do Marketing (após a Segunda Guerra Mundial)
Na Era do Marketing, o consumidor é mais do que apenas um simples comprador, ele possui valores, preocupações com questões ambientais e sociais.
Ou seja, ele não compra apenas para satisfazer desejos próprios. O comportamento do consumidor é muito importante!
Tanto que os consumidores ficaram mais exigentes com o marketing, exigindo novas demandas e novas experiências para a decisão de compra.
Surge então dois públicos:
Baby Boomer – Depois da guerra, o nascimento de bebês era muito alto. Certamente, isso foi um fato animador para o mercado de fraldas, alimentos infantis, medicamentos e brinquedos.
Teen Agers – Os adolescentes agora tinham opiniões diferentes de seus pais e da antiga geração. Eles desejavam consumir roupas, comidas, músicas, produtos e serviços diferentes dos que já existiam.
A necessidade de novas diretrizes estratégicas aparecem para o Marketing.
Marketing 4.0 Era do Marketing Digital (atualmente)
As novas tecnologias influenciaram e mudaram os hábitos de comunicação e consumo das pessoas. Uma vez que, nesse momento, as culturas se integram através da internet e da evolução do marketing digital.
O valor e a diferenciação da marca agora são voltados para a informação, educação e interação com o seu consumidor. Pois, através do computador é possível consumir qualquer coisa, e comparar muitas coisas também.
Inclusive, o consumidor ficou mais inteligente e exigente. Na sua loja física, ele pode comparar o preço do celular ofertado com o da concorrência na mesma hora.
Certamente, nessa fase as pessoas querem marcas humanas e menos robotizadas.
As novas tendências do Marketing Digital surgem a todo o momento, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e muito mais.
É recomendado que todos se adaptem aos novos modelos de negócio e de divulgação!
Conclusão
A evolução do marketing digital continua acontecendo até os dias de hoje e novas tendências surgem a todo momento.
É incrível como ele tem mudado e se adaptado aos tempos de maneira tão eficaz. Por isso você também deve se adaptar a ele.
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Saiba mais: Como Aumentar as Vendas.
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