Como Vender Pela Internet: Novos Caminhos
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12 de novembro de 2019SEO
MELHORE O RANQUEAMENTO DO SEU SITE
Primeiramente, SEO é a sigla para Search Engineer Optimization, que significa Otimização para Mecanismos de Buscas.
Em síntese, as técnicas de SEO melhoram o seu posicionamento no Google e em outros buscadores também!
Aliás, ele tem o objetivo de aprimorar o tráfego do seu site através de buscas orgânicas.
Uma pergunta para você: Quando você pesquisa algo relacionado a sua área, a sua empresa aparece nos mecanismos de buscas?
Se a resposta for não, sinto lhe dizer que o seu concorrente está aparecendo no seu lugar. Assim sendo, você deve aprimorar as suas técnicas de SEO.
Nesse conteúdo, vamos te apresentar ao SEO, pois ele, com certeza, vai melhorar o desempenho das suas ações de Marketing Digital.
Como funciona o SEO?
No Marketing Digital, o SEO pode ser divido em 3 partes. Que são essas:
SEO ON SITE
Sem dúvidas, esse é um SEO mais técnico em relação ao seu site.
Sobretudo, as técnicas visam melhorar o HTML, o carregamento do site, a experiência do usuário, responsivo, segurança, heading tags e muito mais.
No Google as principais avaliações são sobre velocidade, arquitetura e segurança do site. Entretanto, não se esqueça das outras questões.
Essas configurações são muito importantes para o desempenho do seu site, e muitas vezes, infelizmente passam despercebidas.
Por isso é essencial checar, sempre que possível, as configurações do seu site e principalmente a experiência do usuário em relação a ele.
SEO ON PAGE
O SEO ON PAGE está relacionado, principalmente, ao conteúdo das páginas. Como, por exemplo, a qualidade do conteúdo, palavras-chaves, links internos, meta-descrição, títulos e mais.
Como o nome já diz, é dentro da sua página. Então aqui você encontra uma maior possibilidade de otimizar o SEO por conta própria, em relação aos conteúdos dentro do seu site.
SEO OFF PAGE
Como o nome também já fala por si só, esse tipo de SEO acontece principalmente fora da sua página, do seu site.
Inclusive, os links continuam sendo extremamente importantes aqui. Porém, os links não são internos, eles devem vir de outros sites que direcionem para o seu.
Ou seja, quanto mais referência você obtiver, maior autoridade você se torna. Aliás, é um fator primordial para o seu desempenho orgânico.
Acreditam também que menções da marca e engajamento nas redes sociais influenciam no SEO OFF PAGE.
Entretanto, diferente dos outros tipos, você não tem o total controle sobre isso.
Em resumo: você depende da sua presença fora do seu site.
3 Pilares do SEO
Juntando os três diferentes tipos de SEO, vamos resumir agora o que você precisa para ficar bem posicionado:
1. Conteúdo
É importante que o seu público tenha conteúdos novos sempre! Portanto, atualize!
2. Relevância
Se o seu conteúdo e o seu site forem relevantes para aquela pesquisa, ela de fato, irá aparecer!
3. Autoridade
Qual a sua reputação na internet? Isso irá ser medido pelos links mencionados no SEO OFF PAGE.
Como utilizar o SEO: dicas e ferramentas.
Consiga backlinks
Você precisa ter pessoas falando sobre você! Compartilhamentos, comentários, tudo que direcione e mencione a sua marca/empresa.
E, principalmente, tenha outros conteúdos que levem para o seu site. Para isso você pode até mesmo fazer parcerias.
Capriche nos títulos
Os títulos dos seus conteúdos são muito importantes.
Além de ter a palavra-chave principal utilize adjetivos para gerar curiosidade nos leitores.
Ubersuggest
O Ubersuggest é uma ferramenta gratuita de pesquisa de palavras-chave.
Palavras-chaves são o básico do SEO e com essa ferramenta você vai conseguir várias sugestões de palavras chaves conteúdos e palavra
Acrescente de forma natural as palavras relacionadas ao seu artigo.
Mas lembre-se de não exagerar na palavra principal.
Clique aqui para conferir o Ubersuggest.
Answer The Public
O Answer The Public identifica possíveis tópicos de conteúdo, experimentando diferentes variações de palavras-chave.
Essa ferramenta apresenta gratuitamente para você as palavras organizadas.
Inclusive há muitas ideias sobre o que falar no artigo e muito mais.
Clique aqui para conferir a ferramenta.
SEO na prática
Como o SEO é um conjunto de ações de marketing digital que visam aumentar o tráfego e o desempenho do seu site, logo você pode utilizar diferentes buscadores como o Google, Bing, Yahoo e Youtube.
“Nossa, mas é possível posicionar no Youtube utilizando estratégias de SEO? ”
Aposto que você pensava que no Youtube quem estava nas primeiras posições eram apenas pessoas que postaram o vídeo recentemente.
Mas não, essas pessoas também utilizaram as técnicas de SEO no Youtube.
Inclusive, o Youtube é o segundo maior buscador do mundo! O seja, conseguir se posicionar nele através de vídeos também é uma eficaz estratégia digital.
Aliás, quando você se posiciona no Youtube, você também pode se posicionar no Google. Veja um exemplo:
A Especialista Digital tem um canal no Youtube no qual postamos vídeos animados para empresas. E um desses vídeos conseguiu ficar bem posicionado no youtube. E você sabe o que aconteceu?
Também ficamos posicionados no Google!
Ou seja, sempre que alguém pesquisar “Vídeos Animados para Empresas”, o vídeo da Especialista Digital estará lá.
Qual a diferença entre orgânico e pago no Google?
Para saber a diferença entre orgânico e pago, primeiro você precisa entender como o Google funciona. E, logo entenderá a importância do SEO.
Observe essa imagem de pesquisas no Google:
O consumidor digita na busca a palavra-chave procurando um produto ou serviço.
Você verá que cada página pode conter até 17 resultados de sites, sendo até 7 deles em forma de anúncios pagos ao Google Ads. De fato, tudo identificado pela palavra “anúncio”, com até 4 na posição superior e até 3 na posição inferior da página.
No meio, aparecem sempre 10 resultados de busca gratuita, conhecidos como busca orgânica. Em síntese, essas são as empresas que fizeram a otimização de sites com SEO.
Aliás, estude a sua persona para saber, até mesmo, quais buscadores ela mais utiliza. Por exemplo, se a maior parte do seu público costumar usar Internet Explorer o principal buscador dele será o Bing.
Veja o nosso conteúdo sobre Como Definir Sua Persona.
SEO x Anúncios no Google Ads
Antes de mais nada, você sabia que quanto melhor for a posição do seu site perante determinada palavra-chave, mais barata fica a palavra no Google Ads?
Sim, essa é outra vantagem de se fazer a otimização de sites com SEO.
Por exemplo: Supondo que você seja um arquiteto. Quando a pessoa digitar no Google a palavra “arquiteto”, seu site aparecerá na 8º página do Google, e seu concorrente na 5º página, ambos habitando a busca orgânica, de acordo com as técnicas de SEO. Ou seja, sem pagar por isso.
Vamos imaginar que ambos decidam investir em anúncios no Google Ads para a palavra “arquiteto”, isso significa que o valor do clique vai ser diferente um do outro. Quem se encontrar na 5º página vai pagar menos com relação ao que está na 8º, mesmo sendo a mesma palavra-chave e a mesma região, no caso, “arquiteto”.
Conclusão
Enfim, o SEO consegue abranger as áreas de tecnologia, marketing e comunicação.
Afinal inovação, reputação, geração de leads, tráfego e vendas são os seus princípios.
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Então, continue acompanhando o blog da Especialista Digital e saiba todas as novidades sobre o Universo do Marketing Digital.
Saiba mais: Como Gerar Contatos.
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