Como anunciar no Google
Nos dias de hoje, se a sua empresa não está na internet, ela simplesmente não existe. Isso porque o número de pessoas que busca produtos e serviços cresce mais e mais a cada ano. Se você quer contatos e clientes para alavancar a sua empresa, tem que aprender como anunciar no Google.
Se você quer saber como anunciar no Google, é fundamental entender a forma correta de criar campanhas no Google Ads. Nós da Especialista Digital elaboramos um guia completo pra você que é iniciante aprender a melhor forma para anunciar.
Neste texto você encontrará um passo a passo com dicas e explicações sobre como anunciar no Google pela primeira vez, entender como a plataforma funciona e como configurar sua campanha de maneira eficaz.
Aprenda como anunciar no Google passo a passo.
Em primeiro lugar, você precisará criar uma conta no Google Ads. Depois de acessar a plataforma, clique no canto superior direito para criar uma nova campanha.
Você vai escolher a primeira opção, “nova campanha”. Quando você clica em nova campanha, ele vai te dar várias opções. É o jeito do Google Ads te perguntar “qual é o seu objetivo com esse anúncio?”. Você pode querer vendas, acessos ao site, entre outros objetivos comuns.
Recomendamos que, no começo, selecione “campanha sem meta”. Ao selecionar a opção “campanha sem meta”, fará com que o Google sugira várias opções de acordo com o que você espera como resultado, independente do seu objetivo. Você irá definir isso aos poucos durante o processo de criação de campanha.
Entendendo as configurações de como anunciar no Google
A seguir, a plataforma vai perguntar qual é o tipo de campanha que você quer. Perceba que o Google possui vários tipos de campanha, como:
Rede de pesquisa
Rede de display
Shopping
App
Vídeo
Smart
Local
Discovery
Existem opções que podem ser aplicadas para quase todo mundo, e algumas que você precisará pensar na melhor alternativa para o seu negócio. Como anunciar no Google é normalmente mais vinculado a aparecer nos resultados de busca, você pode selecionar “Rede de pesquisa”.
Isso fará seu anúncio aparecer na página de resultados quando algum usuário realizar uma pesquisa pertinente. Em seguida, você poderá selecionar se quer visitas ao site, ligações telefônicas ou download de aplicativo.
Depois disso, você nomeia a sua campanha para facilitar sua visualização. O Google Ads perguntará se você quer aparecer em:
Parceiros da rede de pesquisa
Rede de display
Para quem está começando e ainda não domina como anunciar no Google, estas opções acabam sendo um desperdício de dinheiro que não gera muito resultado. Por isso, em um primeiro momento recomendamos você desmarcar ambas as opções.
Depois disso, você tem uma opção chamada “mostrar mais configurações”. Aqui é importante que você entenda as duas principais: você pode definir uma data de início e uma data de término.
Definindo Data, Local e Idioma
Quando lançamos uma campanha, encontramos duas situações:
- Você pode querer rodas sua campanha a partir de hoje, todos os dias. Então você vai colocar apenas uma data de início.
- Você pode querer rodar sua campanha por tempo limitado. Então você vai selecionar uma data de término no dia que você quiser.
Você tem uma opção chamada “programação de anúncios”, no qual você seleciona dias e horários específicos para o seu anúncio ser veiculado. Por exemplo, se você trabalha em horário comercial, talvez não faça sentido aparecer nas buscas 24 horas.
Depois disso, você selecionará uma região. De novo, se você só atende uma cidade ou local específico, não faz sentido veicular esse anúncio no Brasil ou no mundo inteiro. Foque em sua cidade, estado, etc. Quanto maior o raio de veiculação desse anúncio, maior terá que ser seu orçamento para concorrer com outras empresas.
Você também pode excluir locais, selecionando cidades próximas que você não atende, por exemplo. Fazendo isso, você seleciona um foco para campanha e economiza seu orçamento, não veiculando em locais que não interessam.
Se o seu negócio for local, você também pode selecionar a opção “Raio”, permitindo que você coloque um bairro ou rua específica e veicule seu anúncio num raio de X quilômetros da sua localização.
Depois disso, você pode selecionar o idioma. O padrão é colocar português, por motivos óbvios. Se o seu serviço ou produto se aplica a outra língua, pode selecionar também. Isso não vai afetar a região em que o anúncio será veiculado.
Para quem está iniciando, não precisa ainda se preocupar com a opção “público-alvo”. Pode pular para a próxima etapa, que é definir o seu orçamento.
Definindo o nome, orçamento e palavras-chave.
É importante mencionar que não existe um valor fixo ideal para investir em anúncios. Isso porque o custo do clique varia de acordo com a palavra-chave utilizada na pesquisa. Seu segmento pode custar um real por clique ou 10 reais por clique.
Isso significa que é preciso fazer uma pesquisa por boas palavras-chave antes e selecionar as mais rentáveis, estipulando seu orçamento de acordo com esse custo.
Depois disso, você escolhe em qual métrica deseja focar. Recomendamos que selecione a opção “Cliques”. Após essa seleção, você pode clicar na opção “você também pode selecionar uma estratégia de lances diretamente” e selecionar a opção “CPC manual”, em seguida desmarcando a caixa “ajude a aumentar o número de conversões”.
Não precisa se assustar com as caixas de diálogo dizendo que “a opção não é recomendada” ou “pode resultar em desempenho inferior”. Isso acontece pois o Google Ads possui uma funcionalidade de Lances inteligentes. Ao desmarcar essas opções, você terá um controle maior sobre o seu dinheiro. Se optar por manter as opções selecionadas, o Google irá fazer o controle do seu orçamento por você.
Extensões de anúncio
Já se perguntou por qual motivo alguns anúncios são maiores que os outros, apresentando mais textos ou links? A resposta é a Extensão de Anúncio. Dentre as opções de extensão, temos Sitelink, Frase de destaque e chamada. Como o nome sugere, isso dará um espaço maior para o seu anúncio na página de pesquisa.
Após salvar seu progresso, a plataforma agora irá perguntar o Nome do Grupo de Anúncios, caso você queira segmentar seus anúncios (por modelo, cor, etc).
Em “Lance padrão”, você define o quanto quer pagar por um clique. O valor deve ser condizente com o valor da palavra-chave que mencionamos anteriormente.
Depois disso, você deve colocar as palavras-chave ou termos de busca para o qual o seu anúncio deverá aparecer. Lembre-se de selecionar palavras relevantes. Se você é iniciante, você também pode inserir sua URL, de modo que o Google tentará analisar palavras-chave relevantes, permitindo depois que você selecione aquelas que fazem mais sentido para o seu segmento.
Publicando o anúncio
Ao criar os títulos do anúncio, o terceiro título pode não ficar visível. Por isso, ele não precisa necessariamente completar o sentido dos dois primeiros.
Lembre-se de tomar alguns minutos para elaborar uma boa descrição. Agora é a parte para ser persuasivo e criativo. Como anunciar no Google é uma estratégia de muitas empresas, ao escrever o anúncio é importante ser chamativo para o seu potencial cliente. Para isso, é possível usar técnicas de marketing como os gatilhos mentais, CTA, entre outras.
Depois de elaborar um bom anúncio, é só publicar a campanha e acompanhar seus resultados. Você pode também pausar ou remover suas campanhas criadas. Viu como anunciar no Google pode ser fácil?
Agora, se o seu objetivo é melhorar a presença da sua marca na internet, você pode combinar os anúncios do Google com estratégias de marketing que vão ampliar ainda mais sua eficácia. Você pode apostar em SEO, se cadastrar no Google Meu Negócio, investir em marketing de conteúdo e muito mais!
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