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27 de novembro de 2020Marketing Digital
28 de novembro de 2020COMO DEFINIR A SUA PERSONA
Importante para o seu negócio!
Você sabe o que é e como definir uma persona? Está utilizando essa estratégia no seu negócio? Não? Então continua lendo que vamos te auxiliar.
Provavelmente você já deve ter escutado ou lido em algum lugar a palavra “persona”. E também deve ter pensado:
“Hm deve ser o mesmo que público-alvo”
NÃO, isso não é verdade, público-alvo não é a mesma coisa que persona. Já vamos te explicar melhor!
Em síntese o significado de persona é o seu cliente ideal. Ou seja, ele possui um nome, sentimentos, valores, crenças, objetivos e mais!
Portanto, definir uma persona é extremamente importante para qualquer estratégia de marketing que você deseja fazer. Visto que, as pessoas aceitam melhor as ofertas nas quais elas de identificam com o produto, serviço ou empresa.
Por isso, quanto mais informações você obtiver desse seu cliente ideal, melhor será para suas campanhas!
Diferença entre Público-alvo e Persona
A princípio, vamos começar com um exemplo simples para que você entenda melhor a diferença entre esses dois:
Público-Alvo:
Homens e mulheres de 20 a 30 anos, formados em Design. Salário de R$2.000,00. Gostam de fotografar e viajar.
Persona:
Lana tem 25 anos, recém-formada em design, é solteira e tem dois cachorros. Pretende viajar para fora do País ano que vem para fazer um intercâmbio. Quer fotografar toda sua viagem com uma câmera profissional, porém ainda está procurando alguns modelos na internet. Utiliza todas as redes sociais, entretanto prefere o Instagram.
Percebeu a diferença agora?
Diante disso, a persona é uma definição mais humanizada e personalizada. Por isso é considerado cliente ideal, já que você tem muitas informações sobre.
Por outro lado, o público-alvo é mais abrangente em relação aos seus consumidores.
Logo, ofertar uma solução para a Lana, referente a câmera profissional, parece muito mais sensato do que oferecer para todo o seu público-alvo, pois, no caso, ela já está procurando por isso! Você não concorda?
Em suma definir uma persona requer muitas pesquisas e você precisa considerar gostos, valores e comportamentos desse indivíduo.
Importância de Definir a Persona: Por que criar uma persona?
Muitas pessoas conhecem o termo, sabem a diferença e mesmo assim não definem persona para a sua empresa ou marca pois não sabem para que serve!
Dessa forma, são pessoas que estão perdendo segmentação e consequentemente dinheiro.
Bom, já mencionamos que definir uma persona é importante para muitas estratégias de marketing, como anunciar em redes sociais.
Saiba que estudar sobre o que a sua persona gosta e também do que ela não gosta é muito relevante para a criação da campanha.
Por exemplo: A Lana pode não gostar de receber e-mails com ofertas, mas não se importa com anúncios em stories do Instagram, acha até eles muito interessantes se forem atrativos aos olhos.
Inclusive, com essa informação, você sabe que o seu cliente ideal não gosta de e-mail marketing, mas campanhas no Instagram com um bom design podem converter.
Quanto mais pesquisas você fizer sobre a sua persona, mais chances você terá de concluir o seu objetivo de campanha.
Aliás, esse objetivo pode ser tanto fechar uma venda quanto gerar mais tráfego ao site da sua empresa. Isso vai depender exclusivamente de você e do que a sua empresa necessita no momento!
De fato, ofertar o seu produto ou serviço aos clientes ideais vai, com certeza, trazer muito mais resultados a você.
Inclusive com as informações você vai saber coisas como:
- O tipo de conteúdo que pode ser oferecido;
- Como os seus clientes querem consumir essas mensagens;
- Em quais redes.
Portanto vamos te ajudar agora a como definir a sua persona.
Como Definir a Sua Persona
Primeiramente, para definir uma persona, você vai precisar de muitas informações dos seus clientes atuais, os satisfeitos e os que ficaram insatisfeitos também.
Direcionamento de campanha é muito importante, visto que as pessoas gostam de comprar o que tem a ver com elas.
Inclusive você pode gerar mais de uma persona. A saber 3 ou 4 personas já serão 90% dos seus consumidores.
Mas, cuidado, muitas personas podem te atrapalhar, bem como apenas 1 persona pode segmentar muito o público!
O que eu preciso saber sobre as minhas personas?
Diante disso, vamos te apresentar algumas perguntas simples que você precisa responder sobre as suas personas.
- Dê um nome
- Qual é o sexo?
- Qual é a profissão?
- Faixa etária?
- Faixa de salário?
- Onde vive?
- Qual é o nível de educação?
- Como é a família?
- Quais são seus medos e valores?
- Quais os objetivos primários e secundários dessa persona?
- Qual é a sua frustração?
Mais especificidades pessoais
- Quais são os hobbies?
- Quais tipos de conteúdo consome?
- Onde busca os conteúdos que consome?
- Quais aparelhos eletrônicos utiliza?
- Em quais redes sociais está presente
- Como pode ajudar a resolver esses problemas?
Exemplo de Persona
Vamos te apresentar exemplos de persona respondendo a essas mesmas perguntas!
Dê um nome: Gabriela.
Qual é o sexo? Feminino.
Qual é a profissão? Fotógrafa publicitária.
Faixa etária? 30 anos.
Faixa de salário? R$ 3.500,00.
Onde vive? São Paulo.
Qual é o nível de educação? Nível Superior.
Como é a família? Casada e tem um filho.
Quais são seus medos e valores? Primeiramente, Gabriela tem medo de não ser uma boa mãe por passar muito tempo fora. Aliás, valoriza o seu trabalho e está sempre em busca de inovar tanto com equipamentos quanto com ideias.
Quais os objetivos primários e secundários dessa persona? Seu objetivo primário é fazer cursos para se aprimorar e inovar no seu trabalho. Por outro lado, seu objetivo secundário é passar mais tempo com seu filho.
Qual é a sua frustração? Não tem muito tempo para se dedicar a família, por causa do seu trabalho e dos seus estudos.
Quais são os hobbies? Toca piano nas horas vagas e está sempre buscando novos assuntos de fotografia digital.
Quais tipos de conteúdo consome? Gosta de escutar músicas clássicas no Youtube e, inclusive, gosta de ler sobre fotografia nos tempos atuais.
Onde busca os conteúdos que consome? Youtube, blogs e sites.
Quais aparelhos eletrônicos utiliza? A princípio, celular e computador.
Em quais redes sociais está presente? Sobretudo Facebook, Instagram e Youtube.
Como pode ajudar a resolver esses problemas? Em vista disso pode oferecer cursos a distância sobre fotografia e conteúdos como E-book e textos em blogs sobre Fotografia Digital.
Como eu posso obter as informações da persona?
Em síntese, para obter as informações dessa persona você precisa saber qual o tipo de linguagem ela utiliza. Pois até isso é importante para se conseguir estabelecer uma melhor comunicação.
Por isso, visite Fóruns e Grupos do Facebook, leia os comentários e os responda.
Além disso, analise o perfil das pessoas que mais interagem com a sua página e seja recíproco.
Inclusive, acesse os sites com produtos que o seu público consome e veja reviews do que eles deixam nos comentários.
Outros meios para obter informações de personas
Pesquisas de mercado:
Primeiramente, nas pesquisas de mercado você pode oferecer algo em troca para que as pessoas respondam perguntas extensas. Uma vez que isso gera um gatilho mental de reciprocidade no público.
Aliás, esse material pode ser um e-book, descontos, cupons e mais.
E-mail:
Acima de tudo, se você já possui uma lista de contato, ou clientes fixos, já pode mandar e-mails com perguntas simples.
Pop Up:
Sobretudo, esse tipo de estratégia pode surgir no seu site com perguntas simples como: “Gostou desse artigo? ou “O que trouxe aqui?” e mais.
Dica Extra: Quando for fazer perguntas ou questionários dê preferência a perguntas de múltiplas escolhas, pois perguntas de sim ou não tem taxas de respostas mais altas do que perguntas mais abrangentes.
Entretanto, perguntas dissertativas vão te oferecer mais informações.
Conclusão
Gostou desse artigo? Pode ser que estamos fazendo uma pesquisa de persona, cuidado!
Brincadeiras a parte, agora você já sabe como definir a sua persona. Então não perca tempo, pois isso vai fazer com que as estratégias de marketing e as suas campanhas tenham muito sucesso.
Por fim continue acompanhando o blog da Especialista Digital e saiba tudo sobre o Universo do Marketing Digital. Do mesmo modo, confira nossas redes sociais.
Saiba mais: Como Gerar Contatos.
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