Marketing de Serviços

O que é Marketing de Serviços e COMO você pode impulsionar seus resultados através dele?

 

Você oferece um serviço. Tem a certeza e consciência de que emprega qualidade e dedicação no que faz. Mas como transmitir isso ao cliente? Como construir uma relação de confiança através do Marketing? Em uma época onde as informações são numerosas e as mídias digitais estão repletas de anúncios, existe uma forma de fazer com que seus serviços ganhem a atenção do internauta!

Nesse artigo você poderá entender com o Marketing de Serviços funciona, do básico ao avançado, aprofundando-se em seus conceitos e fórmulas, e claro, nos famosos P’s (Fatores determinantes dentro do Marketing de Serviços).

Apesar de clichê, não há como escapar da ideia de ser diferente dos demais para se destacar. É através de uma estratégia bem elaborada, utilizando as ferramentas certas e um bom entendimento de quem é o seu público e como conquista-lo, que você atingirá o objetivo de obter grandes resultados e ter seu serviço valorizado.

Nada é tão complicado quanto parece, comece a entender a metodologia por trás do Marketing de Serviços!

 

Ok, você introduziu bem, mas O QUE É Marketing de Serviços?

Como incentivar o cliente a contratar seus serviços? O Marketing de Serviços é o formato de táticas e estratégias digitais para convencê-lo! Dentro do universo da web, a alta concorrência poder parecer um grande obstáculo, mas contar com o acaso para conseguir contatos e resultados não é a melhor saída.

Visibilidade. Uma palavra decisiva no futuro de seus serviços! Afinal, quanto maior for, maior a chance de contatos e solicitações ocorrerem. Você precisa colocar na mente do cliente que sua empresa tem o necessário para entregar o que de fato ele necessita.

Certo, conseguiu demonstrar a qualidade e confiabilidade do que oferece, mas e as vantagens? É fundamental deixar claro o que o cliente ganhará por depositar sua confiança em você! Essa relação é preciosa e deve ser preservada.

Cada serviço pode contar com variações e segmentos distintos, necessitando de abordagens personalizadas. Devido a esse dinamismo, as técnicas podem ser flexíveis em alguns aspectos. Os P’s se dividem entre Produto, Preço, Praça, Promoção, Pessoas, Prova física, Processos e Produtividade. No entanto, apenas alguns entram no contexto de serviços, enquanto outros são voltados ao Marketing de Produto.

Que tal finalmente conhecer os pilares do Marketing de Serviços?

 

Pessoas – O material humano sempre faz diferença!

É um conceito básico. Para um time funcionar bem, os jogadores precisam ter harmonia em suas relações. A troca de passes precisa ser certeira para que juntos o objetivo maior seja alcançado. Você deve escolher a dedo as pessoas que ficaram ao seu lado e representarão sua empresa diante do público!

Priorizar uma equipe de qualidade é investir em bom atendimento e, consequentemente, criar um relacionamento sólido e preciso com os clientes! Dessa forma, a chance de mais contatos, negócios e resultados positivos baterem na sua porta é muito maior. São peças que se bem formuladas, encaixam-se com perfeição.

Treinamentos, entrevistas, estratégias compartilhadas, a comunicação num geral. Crie uma rede de confiança com os que querem a mesma coisa que você! Um serviço de qualidade e o sucesso de todos. O Marketing de Serviços só funciona se tiver essa base de pessoas compromissadas pelo objetivo em comum.

 

Processos – A excelência no atendimento transforma a experiência do cliente!

A prestação do serviço passa por uma série de procedimentos padronizados, mas é possível manter um ótimo nível durante todos esses estágios? Sim! Manter-se fiel ao que se estabeleceu em teoria, junto de toda a equipe, é um caminho seguro para sempre contar com clientes satisfeitos com o que adquiriram.

Serviços indisponíveis, demora para responder, são dois de alguns problemas que podem prejudicar a empresa de um modo quase irreversível. O boca a boca ainda é um dos grandes aliados do Marketing de Serviços, indicações ou recomendações rendem ótimas surpresas, se forem positivas.

 

Prova física ou “Palpabilidade” – Facilite (e estimule) a visualização de seus clientes!

O que é um serviço? Existe uma forma exata do que ele representa? Como o cliente irá identificar o que realmente está sendo oferecido a ele? Essa transmissão pode muito bem ser elaborada com a finalidade de atrair mais a atenção do público e estimular sua confiança.

Você tem um site bem elaborado? É responsivo? Está bem posicionado no Google? São questões que devem habitar o pensamento de quem procura estabelecer uma conexão frutífera com os consumidores. No meio digital, tudo isso influencia diretamente nos resultados finais. O apelo visual caminha por esse lado também, no trabalho de comprovar para o internauta que seus serviços são vantajosos.

 

Produção de Conteúdo – Uma das grandes armas do Marketing Digital

Ainda nesse processo de diálogo através da internet, a produção de conteúdo em redes sociais variadas é um bom modo de transmitir o serviço de forma dinâmica e persuasiva. O consumidor usa a web como sua grande fonte de informações, como não aproveitar desse fenômeno do século XXI?

É possível conquistar a confiança do cliente através de um planejamento estratégico nas ferramentas disponíveis. Faça a visualização de seus serviços pelo internauta tornar-se um hábito para ele!

 

Afinal, o objetivo maior é destacar seu serviço dos demais!

A concorrência está aí. Utiliza de métodos batidos, faz de tudo para conseguir a atenção dos clientes. Por que se limitar e fazer mais do mesmo? O Marketing de Serviços surge como uma nova possibilidade para atingir suas metas de um jeito orgânico e atualizado.

É o meio de se redescobrir como profissional nesse contexto de entender e conversar com o público! Interagir, estar em prontidão e preparado para responder qualquer pergunta. Apesar da tecnologia, é importante ter em mente que sempre será sobre pessoas.

Seja flexível, adaptável, entenda que a internet está em constante mudança e evolução. Às vezes, a pressão relacionada à obtenção de resultados pode parecer pesada demais, o que é natural. Mas não é um fator que deve impedi-lo de tomar decisões e ousar.

Mostre-se aberto a novos conhecimentos e permaneça atento ao Marketing Digital como um todo. Navegue por blogs, escute o que profissionais da área tem a dizer, faça cursos específicos! Crie relações sólidas com os clientes e construa estratégias do Marketing de Serviços. O futuro de seu serviço na internet só depende de você.

 

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