Marketing Digital para Iniciantes: como começar do zero
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5 de outubro de 2021Saiba como o SEO pode trazer contatos qualificados
Contatos qualificados fazem o seu negócio crescer. Pois, serão compradores recorrentes, defensores dos seus serviços e fãs do seu trabalho.
Mas acessos em sites e pessoas entrando em contato não significa venda garantida, porém, apenas uma tentativa que pode ser frustrada.
Contatos qualificados estão preparados para receber a sua oferta. Estão mais necessitados das soluções dos seus serviços e conhecem mais sobre os seus próprios problemas.
Pessoas entrando em contato e acabam não fechando com você, não tem muito conhecimento sobre as suas próprias dores e os benefícios dos seus serviços.
O SEO consegue trazer através de páginas estratégicas em um site, contatos qualificados para o seu negócio. Entenda melhor, a seguir.
Contatos qualificados: o que é lead?
Contatos qualificados gerados pelas técnicas em SEO, são conhecidos no Marketing Digital como leads qualificados. Leads qualificados são pessoas que demonstraram interesse em produtos ou serviços por intermédio de alguma plataforma digital, sendo elas:
- Site
- Landing Pages
- Redes Sociais
Contatos qualificados podem ser divididos em dois tipos:
Leads qualificados para marketing: cliente potencial que demonstrou interesse em seu produto ou serviço, ele ainda não vai realizar a compra, mas está aberto à possibilidade de fechar;
Leads qualificados para vendas: uma pessoa que demonstrou real interesse nos serviços e produtos que a marca oferece. Pessoas que estão interagindo consistentemente com a marca.
Entenda a seguir, como contatos qualificados são importantes para a sua equipe de vendas
Sem contatos qualificados você não vende
Segundo dados divulgados pelo MarketingSherpa, 79% de leads perdidos são oportunidades que não chegaram ao conhecimento da equipe de vendas.
A causa do péssimo desempenho de vendas de um serviço ou produto, se deve a falta de geração de leads qualificados.
O conhecimento em SEO auxilia a equipe de vendas a trabalhar com mais eficiência em interação com contatos qualificados.
SEO (Search Engine Optimization) é a técnica que enquadra conteúdos nas diretrizes de qualidade dos principais buscadores da “internet” (Google, Bing, etc.), fazendo que os mesmos, avance posições no ranking dos buscadores e atenda as necessidades dos usuários.
Leia a seguir, como realizar SEO nas plataformas digitais em que a sua empresa está presente, gerando assim, contatos qualificados.
SEO bem feito = contatos qualificados
- Crie conteúdos de valor para a audiência respondendo dúvidas, fornecendo informações relevantes e proporcionando links para a captação de contatos.
- Desenvolva páginas estratégicas com palavras-chave que demonstre a informação que está sendo buscada pelos leads.
- Nas landings pages, insira CTAs (chamadas para ação) para conduzir o contato qualificado a decidir, como “compre agora”, “peça um orçamento” ou “entre em contato”, por exemplo.
- Insira um formulário para preenchimento dos dados de contato do usuário, após, expor a oferta de um conteúdo gratuito, com o seguinte botão: “se inscreva gratuitamente”.
- Use as redes sociais para divulgar o seu site, desenvolvendo conteúdo relevante para o público-alvo.
- Invista em anúncios patrocinados com títulos e descrições atraentes, com links que direcionam para o seu site, e-mail e WhatsApp.
Com essas dicas em SEO, você vai conseguir contatos mais qualificados para gerar oportunidades de vendas.
Contatos qualificados deixam informações básicas para a sua empresa espontaneamente, com o intuito de estreitar o relacionamento com a sua marca.
O SEO ajuda a estruturar um conteúdo de valor para educar o lead, que terá interesse em comprar com a sua empresa.
Usar o marketing de conteúdo para qualificar leads, é sair daquele estigma de vendedor chato que só deseja o lucro, mas sim, oferecer soluções e conteúdo que vai impactar a vida de quem irá acessá-lo.
Conheça uma estratégia em SEO para o seu site aparecer nas primeiras páginas do Google e atrair contatos qualificados.