5 Dicas FUNDAMENTAIS para impulsionar suas vendas
23 de julho de 2019Como encontrar clientes pela internet que comprarão os seus produtos e/ou serviços.
6 de setembro de 2019
Seu negócio recebe oportunidades de vendas pela internet?
Talvez você tenha investido em um site, e também criado perfis nas redes sociais para divulgação da sua empresa. No fim das contas, o que importa é se os seus canais digitais estão gerando retorno financeiro, e tudo começa com a audiência qualificada.
É simples de perceber o quanto o assunto Marketing Digital ainda precisa de muito amadurecimento dentro das empresas, principalmente nas PME’s (pequenas e médias empresas). Diversas empresas não sabem sequer se possuem oportunidades de vendas pela internet. Aqui na Especialista Digital, quando perguntamos aos nossos leads “sua empresa faz ações de marketing digital?”, a resposta mais frequente é:
“- Sim, tenho um site e faço posts nas redes sociais!”
Alguns fazem por conta própria, e outros contratam agências para delegar tal função. Fazemos então a segunda pergunta: “E essas ações já lhe trouxeram vendas?’, a resposta, em 99% dos casos, é:
“- É... Ainda não!”
“- É... Mais ou menos!”
“- É... bem pouco”
Se conseguíssemos ler a mente dessas pessoas nesse momento, estaria escrito:
“-Não, meu site e meus posts não me trouxeram retorno! Só gastei tempo e dinheiro.”
Na esquerda é o cliente falando que a empresa dele faz marketing digital, e na direita é quando perguntamos a ele sobre o retorno obtido.
Pois bem! É justamente esse cenário que faz muitas empresas simplesmente recusarem e/ou terem imensas reticências ao investir em marketing digital. O site pode ser bonito, os posts podem até ter vários likes, mas estes não são os critérios para definir se suas ações de marketing são efetivas.
Antes de falarmos se o seu negócio recebe oportunidades de vendas pela internet, guarde essas palavras:
"Se as suas ações de marketing digital não estão gerando algum tipo de retorno financeiro, então você está perdendo dinheiro e tempo, que poderiam ser utilizados em ações que dariam lucro!"
(na terceira parte de nossa série, falaremos quando você NÃO deve investir em marketing digital)
Oportunidade de vendas pela internet
Antes de tudo, você possui algum tipo de canal digital dedicado exclusivamente ao seu negócio? Segue abaixo uma relação dos 4 principais canais digitais.
- Website
- Redes Sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, etc.)
- Aplicativos de mensagens instantâneas (WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger, Etc)
- Endereço de e-mail dedicado.
Caso seu negócio não tenha absolutamente nenhum desses, então tome vergonha na cara! Pare de ler este conteúdo e providencie AGORA pelo menos uma conta de e-mail dedicada para sua empresa! (no Gmail é de graça, e leva menos de 3 minutos para criar)
Enquanto nosso colega empreendedor desavisado vai criando uma conta de e-mail, confira como os 2 principais canais digitais citados acima podem estar recebendo, ou não, oportunidades de vendas.
Website: Quantas pessoas acessam seu site?
Algumas empresas investem valores expressivos na hora de criar um site, enquanto outras usam plataformas que permitem criar um site por conta própria. Independentemente de como foi construído, a questão central está na audiência, isto é, quantas pessoas estão acessando, quem são essas pessoas, e de onde elas estão vindo para acessar o seu site.
Existe na internet mais sites do que grãos de arroz neste saco, e o seu site é apenas mais um grão.
Além do seu site, existem aproximadamente 936.075.886 outros sites na internet que também desejam a atenção do público. O seu site recebe oportunidades de vendas quando recebe visitantes adequados para o que seu portal propõe. Se o seu site tem como objetivo adquirir novos contatos (leads), esses visitantes interagem através da experiência da navegação. Para lojas virtuais, basicamente as oportunidades de vendas são as compras, as recuperações de carrinhos abandonados e também a segmentação dos leads gerados.
Na segunda parte dessa série o tema é “como encontrar os clientes que comprarão o seu produto/serviço”. Nela, falaremos basicamente sobre como levar visitantes qualificados para seu site, e demais canais.
Não apenas receber audiência qualificada, mas é extremamente importante mensurar como o usuário reage em sua página. Caso o seu site tenha algum volume relevante de tráfego, você mensura os dados dessa audiência? Em diversos sites que conhecemos, raramente eles possuíam instalado o Google Analytics ou alguma outra ferramenta com propósito semelhante.
“O seu site só recebe oportunidades de vendas pela internet se há um volume considerável de visitantes qualificados acessando ele. Sem essa mensuração, praticamente não dá pra saber se o seu site, de fato, recebe tais oportunidades.“
Obs: Confira se o número de telefone no seu site está correto, e se os formulários de contato chegam até você. De nada adianta ter visitantes que simplesmente não conseguem falar com a sua empresa.
Redes sociais: Os likes não pagarão os seus boletos
Você criou páginas nas redes sociais achando que não precisaria de um site? Uau, você está sendo muito aventureiro e está exposto ao risco de, da noite para o dia, perder tudo isso.
As suas redes sociais, na verdade, não são suas! Sua conta no Facebook e Instagram pertencem a empresa de Mark Zuckerberg e seus acionistas. É como construir uma casa a qual o terreno não pertence a você. Basta o Facebook suspender suas contas, e simplesmente elas saírem do ar e não voltarem mais. Imagina toda a estratégia digital da sua empresa sumir da noite pro dia... Perdeu playboy!
Este é o Mark Zuckerberg. As contas de Facebook e Instagram que você chama de "seu", na verdade são dele!
Logo, jamais é aconselhado que o seu negócio dependa unicamente das redes sociais como canal digital. Não abra mão de ter um site próprio. Que seja seu mesmo, e não estes sites que te amarram a serviços de provedores de hospedagens que te deixam “refém” do serviço deles.
Lembra dos visitantes qualificados para os sites? Com as redes sociais, acontece o efeito semelhante. São milhões e milhões e milhões de páginas nas redes sociais disputando a atenção nas telas de computador e smartphone de diversos usuários. Quando você sobe um post sem qualquer tipo de investimento de mídia, ele aparece para, no máximo, 5% das pessoas que te seguem.
Será que esse número é o suficiente para sua audiência gerar oportunidades de vendas? Vou além: Seus seguidores nas redes sociais são, de fato, pessoas que tem o perfil adequado para comprarem o seu produto ou serviço? Sem a audiência qualificada e a orientação adequada do seu público-alvo para os objetivos de vendas no seu negócio, suas redes sociais não geram oportunidades de vendas.
“Os likes nos seus posts não vão pagar os seus boletos. Suas redes sociais só passam a gerar oportunidades de vendas pela internet quando o seu público-alvo interage com a sua marca com objetivos estabelecidos, seja receber leads, realizar vendas, receber visitantes em sua loja física ou outros objetivo que vão trazer lucro ao seu negócio”
Tráfego qualificado é o que vai gerar oportunidades de vendas pela internet para a sua empresa
Repare que, tanto em redes sociais quanto no seu site, as oportunidades de vendas possuem grande dependência de um volume de audiência qualificada, estas que terão potencial em gerar leads, ou vendas diretas em caso de ecommerces, para o seu negócio. Uma loja que vende água em meio ao deserto do Saara não realizará vendas se não passarem pessoas ali. Com os seus canais digitais é a mesma coisa.
Quando pensar em marketing digital para o seu negócio, considere nossos 3 conselhos abaixo:
1 - Evite prender o seu foco unicamente na construção dos canais digitais. Um bom design realmente faz diferença, mas de nada adianta ter algo bonito que simplesmente só seus amigos e parentes raramente vão acessar, muito menos gerar vendas.
2 - Invista em audiência qualificada para os seus canais com inteligência. Falamos com mais detalhes na parte 2 desta série sobre como levar aos seus canais o público adequado para o que o seu negócio oferece.
3 - Repense no que você tem feito a respeito do que você afirma ser marketing digital. Mesmo que esteja delegando tais funções a uma agência. O tempo e o dinheiro que você está investindo precisam gerar retornos financeiros. Seja cético e busque profissionais que tenham já tenham gerado resultados efetivos com a internet.
Seja aqui na Especialista Digital, ou com outras agências, ou você fazendo por conta própria, ou até mesmo com o seu sobrinho que “manja” de internet, priorize suas ações digitais com pauta no retorno sobre o investimento. Como costumo dizer: Se palhaço e pipoqueiro em frente ao seu estabelecimento gerar mais retorno que o marketing digital, talvez seja isso mesmo que você deva continuar fazendo!