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29 de junho de 2023Nos últimos anos, a falácia de que presença online era importante apenas para serviços e produtos que são comercializados online foi derrubada. Quando não é possível se deslocar pessoalmente a algum lugar por qualquer que seja o motivo, recorremos a praticidade da internet para encontrar negócios locais. E se o seu empreendimento não está online, é como se não existisse. Por esse motivo, o tráfego pago para negócios locais se mostrou fundamental para quem quer expandir as vendas.
Se você está familiarizado com marketing digital, provavelmente já deve ter ouvido falar de Tráfego Pago, mas se não, te explicamos: Tráfego Pago é quando usamos as ferramentas de anúncios do Facebook, Instagram e Google para direcionar potenciais clientes para um produto, conteúdo ou serviço. Com o tráfego pago é possível anunciar e aparecer para quem você escolher, incluindo os arredores de seu negócio. Saiba como usar o Tráfego Pago para negócios locais com Especialista Digital neste artigo.
O tráfego pago tem esse nome pois é um investimento. Assim como a fachada do estabelecimento, cartazes e placas anunciando preços e promoções demandam investimento, os anúncios online também tem essa demanda.
Imagine: Você tem uma placa mágica, que só aparece para quem tem potencial de virar seu cliente. Essa placa não vai se desgastar com o tempo por não precisar ficar sendo excessivamente exposta, e ao vê-la, o cliente com certeza vai escolher consumir o seu produto ou serviço.
Nos anúncios guiados pelas estratégias do tráfego pago, a vitrine não se limita a sua rua, mas aos sites de pesquisa, páginas iniciais de redes sociais, e em outros sites que são relevantes na sua área. É possível até aparecer nas sugestões da concorrência.
Quem é visto, é lembrado, isso é fato. Com o tráfego pago para negócios locais, sua presença online ficará marcante para a comunidade local.
Quais plataformas uso para aplicar estratégias de tráfego pago para negócios locais?
Cada plataforma tem características e ferramentas especificas para seus anúncios, cabe a você avaliar qual a melhor para o seu negocio e o publico que deseja impactar. A seguir falaremos das principais plataformas de anúncios:
• Google Ads para negócios locais
Como já diz no nome, o Google Ads é a ferramenta de anúncios online do google. Nele é possível aparecer em banners dentro dos sites e nos resultados de pesquisa. As ferramentas do google ads permitem que você escolha localizações bastante especificas, você pode usar o cep da rua em que seu estabelecimento fica, por exemplo. Além dessa segmentação geográfica, é possível escolher palavras-chave, interesses e até comportamento de pesquisa do público que você deseja.
• Facebook Ads para negócios locais
O Facebook Ads além de também oferecer a segmentação geográfica, possui uma gama vasta de interesses e comportamentos dos usuários. Nela há a possibilidade de oferecer seu serviço para pessoas baseado até no status de relacionamento atual, e expandir conforme esse usuário impactado engaja com seus anúncios. A vantagem de ser uma rede social é que é possível impactar os amigos desse usuário também, num boca-a-boca virtual.
• Instagram Ads para negócios locais
O Instagram Ads pode ser usado aliado com o Facebook Ads, mas oferece uma plataforma mais rica em possibilidades visuais. Você pode elaborar um anuncio mais atraente em formato de imagem e/ou vídeo, e escolher as mesmas segmentações de interesse e localização do público que deseja impactar. É possível aparecer em mais lugares também, como na página principal ou até no Story.
Agora que você já conhece as plataformas mais usadas para tráfego pago para negócios locais, como planejar uma campanha?
O primeiro passo, e um dos mais importantes, é se perguntar o que você quer ganhar especificamente com essa campanha. A partir dessa escolha, é feita a adaptação da estratégia para as necessidades da empresa. A seguir, alguns dos objetivos de campanha mais comuns adotados para tráfego pago de negócios locais:
- Aumento de vendas: as chances de converter a visibilidade dos anúncios para vendas reais aumenta significativamente com o tráfego pago. Isso acontece pois o público escolhido já é mais qualificado para seu negócio. Uma boa dica é oferecer promoções e ofertas exclusivas para esse publico online, que já está fisicamente próximo de você, é um incentivo a mais para irem até seu empreendimento.
- Geração de Leads: Captar leads é coletar as informações de potenciais clientes. É uma boa ação caso você queira estudar o publico local para criar novos produtos e adaptar os serviços. Nessa estratégia, você direciona o público para um formulário e consegue dados como nome, sexo e telefone. Com essa base de dados é possível realizar ações mais personalizadas e as chances de converter em vendas aumenta.
- Reconhecimento de Marca: Quem é visto, é lembrado! Ao escolher esse objetivo você declara que está em interessado em se tornar relevante localmente. Aumentando a visibilidade de sua marca você consegue entrar no subconsciente de seu público, se tornando uma opção de recomendação ate pra quem ainda não é efetivamente seu cliente.
Seja qual for seu objetivo de campanha escolhido, é importante não deixar de lado a personalização da linguagem usada nos anúncios. Para se sentir próximo, o usuário tem que ser envolvido, acreditar que seu empreendimento fala a mesma língua que ele, ainda mais quando estamos falando de negócios locais.
É preciso atender as demandas, conhecer o que seu cliente deseja, e sempre deixar em evidencia as vantagens de escolher o seu negócio local invés de qualquer outro da concorrência.
Como ajustar a segmentação geográfica para tráfego pago de negócios locais?
Quando falamos de tráfego pago para negócios locais, o ponto mais importante é ajustar a segmentação geográfica: ou seja, definir precisamente qual a região para qual seu anuncio vai aparecer.
As plataformas oferecem ferramentas que te ajudam a definir as localidades, sendo a do google mais precisa por endereço e Facebook/Instagram Ads por interesse. É indicado também usar palavras-chave para segmentar, experimente colocar frases como “Melhor restaurante em [ bairro ]” ou “Comida local em [ cidade ]” no texto do seu anuncio. Tente pensar como seu cliente, o que ele colocaria na busca?
Quanto eu invisto no tráfego pago para negócios locais?
Uma campanha de tráfego pago bem acertada é garantia de crescimento de seu negócio. Caso você não seja tão familiarizado com essa dinâmica, o recomendado é contar com a ajuda de uma equipe como a da Especialista Digital. O acompanhamento do seu investimento é totalmente transparente, e é possível tirar todas suas duvidas sobre tráfego com os nossos gestores.
Com a consultoria do gestor de tráfego da Especialista Digital, você é orientado devidamente quanto ao orçamento ideal para sua campanha, e aprende os bastidores e técnicas do tráfego pago para negócios locais.
Portanto, se você deseja impulsionar o crescimento do seu negócio local, recomendamos fortemente que você contrate a Especialista Digital. Com nossa expertise em tráfego pago e nosso acompanhamento transparente, você estará no caminho certo para alcançar resultados significativos e ampliar sua presença online, se tornando a escolha preferida da comunidade local.
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