Seu negócio recebe oportunidades de vendas pela internet?
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Como encontrar clientes pela internet que comprarão os seus produtos e/ou serviços.
Ao definir com precisão o seu público-alvo (e como ele se comporta), compreender seus hábitos na internet é o primeiro passo para conquistar audiência qualificada.
De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Sebrae, 46% dos empreendedores não sabem o número de clientes potenciais para o seu mercado, e também desconhecem os hábitos de consumo do público-alvo do negócio. É isso mesmo, quase metade dos negócios iniciam sem saber quantas pessoas podem se interessar por seus produtos e/ou serviços. E mesmo assim, a maior parte deles procuram saber como encontrar clientes pela internet.
Neste conteúdo não aprofundaremos no tema sobre como definir o perfil de cliente ideal ao seu negócio. Caso você tenha decidido empreender sem saber disso, dê outro passo corajoso: Estude o seu mercado e entenda o comportamento do seu público alvo! De nada adianta querer investir em marketing digital se você não souber nem como é o perfil do seu cliente.
Como dica, confira alguns critérios que ajudarão você a definir com melhor precisão o seu público-alvo:
- Critérios sociodemográficos: Idade, profissão, sexo, nível educacional, entre outros.
- Critérios geográficos: Nacionalidade, tipo de região (rural/urbana, litoral/interior).
- Critérios comportamentais: Qualidade desejada em produtos/serviços, sensibilidade a preços (limite de disposição a pagar por algo), gostos pessoais.
- Critérios psicográficos: Personalidade, estilo de vida, valores morais.
O público-alvo do vendedor dos Churros da Dona Florinda eram as pessoas que passavam ali na rua. Você comete o mesmo erro do Seu Madruga quando inicia o seu negócio sem definir com precisão o seu público-alvo: Tentar vender pra qualquer um, sem saber o perfil de quem está disposto a comprar.
Não quero parecer grosseiro, mas o mundo não se resume apenas às suas percepções individuais. Para isso, existem as estatísticas e as pesquisas!
Deixe seu achismo de lado por alguns instantes, e pesquise números que representem as oportunidades do seu negócio. No site do IBGE, por exemplo, você encontrará diversos dados que poderão orientar o seu negócio a estar entre as 20% de empresas que sobrevivem após 5 anos de fundação. Deixe os achismos para os outros 80% que quebrarão.
Parece meio óbvio, mas vale a pena dar destaque a isso:
“Antes de se preocupar em como encontrar clientes pela internet, você precisa saber, de fato, quem são os seus potenciais clientes e como eles se comportam. Então, estude DE VERDADE o seu mercado!”
Como encontrar clientes pela internet
Resumiremos aqui sobre os dois principais canais digitais mais utilizados em todo o mundo: Google e Redes Sociais. Através do comportamento do usuário da internet nesses dois canais, você poderá refletir sobre como o seu público-alvo interage dentro desses canais. Interpretar esses comportamentos poderão trazer boas oportunidades de vendas para o seu negócio.
Para saber como encontrar clientes pela internet, é essencial entender a relação entre o que seu negócio oferece e o comportamento do seu público alvo, principalmente no Google e nas redes sociais.
Anúncios no Google: Lá estão os clientes que NECESSITAM de soluções.
Estou com dor? Procuro um médico. Caiu o muro da casa? Procuro um pedreiro. Preciso acabar com as baratas dentro de casa? Procuro uma dedetizadora. Quero resolver qualquer tipo de problema? Vou no Google primeiro!
Um exemplo clássico: Antes as pessoas marcavam consultas médicas para descobrir algum tipo de doença que podiam ter. Hoje, as pessoas pesquisam no Google os sintomas e já passam a lista de possíveis doenças para o médico avaliar qual delas pode ser!
O Google é um excelente canal de divulgação por posicionar os sites das empresas para aqueles usuários que estão procurando resolver justamente os problemas que o seu negócio soluciona. Alguns dizem, com um leve fundo de verdade, que é no Google aonde estarão as pessoas que vão querer comprar os seu produtos e/ou serviços.
Relacionado aos termos de pesquisa dos usuários, através do Google Ads é possível colocar o seu site para quem procura as soluções que sua empresa oferece. Por exemplo: Você possui uma farmácia na sua cidade, e certo usuário digita no Google alguns termos como“farmácias aberta aos sábados” ou “comprar remédio para dor de cabeça.”, e aí aparece o seu site logo na primeira página do Google para essas palavras!
Caso os produtos e/ou serviços que o seu negócio resolvam necessidades (diferente de atender desejos), o Google é uma excelente alternativa para a maioria dos segmentos de mercado.
Aqui na Especialista digital, antes dos nossos clientes decidirem anunciar no Google, nós conseguimos estimar o número de pesquisas mensais do segmento, de acordo com a localização geográfica. Conseguimos também estimar o custo do clique, isto é, quando custa o clique no anúncio para que o usuário do Google entre no seu site. Dentro desse volume de acessos, é possível estimar quantos acessos são necessários para que você realize uma venda. No próximo conteúdo da nossa série LEADS, falaremos sobre como metrificar o seu custo por venda (e como reduzi-lo ao máximo).
Exercício: Quais palavras que o seu público-alvo pesquisa no Google seriam interessantes para a sua empresa aparecer na primeira página?
Anúncios na Redes Sociais: Lá estão os clientes que DESEJAM os seus produtos e/ou serviços
Semelhante a um passeio no shopping center, é dessa forma que a maior parte do público das redes sociais se comporta. Principalmente no Facebook e Instagram, as maiores redes sociais (e que pertencem ao mesmo dono), o usuário quer descontração e entretenimento. Caso apareça alguma coisa interessante, talvez ele compre na hora, ou pense em comprar mais pra frente após a primeira interação.
Caso o seu produto e/ou serviço não remetam a uma necessidade iminente, mas desperta o desejo do usuário, as redes sociais são aconselhadas para a divulgação. Para empresas que oferecem soluções inovadoras, mas que pouquíssimas pessoas conhecem, anunciar nas redes sociais também é uma excelente opção, visto que nestes caso, o usuário do Google talvez jamais saberia como pesquisar por algo que seja relacionado a sua solução.
Os seus produtos e/ou serviço teriam muitos compradores se fossem vendidos em um shopping center? Se sim, talvez seja um bom caminho anunciar nas redes sociais.
Nas redes sociais é possível levar o seu negócio para públicos segmentados por assuntos de interesse, idade, sexo, localização, escolaridade, cargo profissional, estado civil, entre outros. Diferente do Google, que exibe o seu negócio de acordo com os termos de pesquisa, no Facebook e no Instagram sua empresa ap
arecerá para um público-alvo definido de acordo com o alinhamento do seu negócio.
Exercício: Como você despertaria o interesse do seu público-alvo nas redes sociais em adquirir os seus produtos e/ou serviços?
Devo anunciar no Google, ou nas Redes Sociais? (Ou nos dois?)
Poderíamos ser muito simplistas em dizer pra você o seguinte:
- Anuncie no Google se os seus produtos e/ou serviços resolvem necessidades
- Anuncie nas Redes Sociais se os seus produtos e/ou serviços despertam desejos.
Porém, não seremos simplistas pelo motivo que explicamos no inicio deste conteúdo: Não tome decisões baseadas em achismos!
Você só conseguirá descobrir de qual o melhor canal para sua empresa e como encontrar clientes pela internet realizando testes. Ao mensurar os resultados desses testes, sua decisão se tornará mais coerente e alinhada com expectativas realistas.
"Aconselhamos, honestamente, que você invista inicialmente uma quantia mínima nos dois canais. Acompanhe qual dos dois trarão resultados melhores. Ao descobrir, concentre a maior parte do seu investimento naquele canal que gerar mais lucro para o seu negócio!"
E lembre-se que, na internet, geralmente, as coisas mudam de repente, sem que você nem saiba ao certo o motivo! Manter pelo menos os dois canais com campanhas ativas ajudam a sua empresa a estar preparada a esse tipo de imprevistos. Apostar tudo em um único canal não é a escolha mais sensata. Os anúncio no Google, ou os anúncios nas redes sociais, podem simplesmente parar de gerar vendas para a sua empresa. Pode ocorrer de algum canal ficar caro demais a ponto de prejudicar demais a lucratividade. Semelhante aos investimentos na bolsa de valores, diversificar é o melhor caminho para retornos consistentes!