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15 de outubro de 2019Confira os 5 cenários onde você deve PARAR DE INVESTIR em marketing digital
Comparado aos canais tradicionais de divulgação, o marketing digital permite a mensuração de sua efetividade quanto ao retorno do investimento, além de ser acessível a praticamente qualquer porte de empresa. Ainda assim, é necessário desmitificar (ou esclarecer) algumas crenças no mercado que não refletem a realidade e que podem até fazer as empresas quebrarem.
Separamos 5 cenários onde recomendamos parar de investir em marketing digital. Embora a tendência é cada vez mais as empresas alocarem suas verbas de marketing em ações digitais, os cenários abaixo exemplificam como tal decisão não se aplica para todas as empresas, de acordo com o momento delas.
1- Pare de investir em marketing digital se a sua empresa estiver prestes a falir.
Sua empresa pode estar passando por momentos turbulentos quando se trata de baixo volume de vendas, mas não é desse cenário que estamos falando. O investimento em marketing digital deve parar quando sua empresa já estiver beirando a falência mesmo!
Geralmente esse cenário acontece quando a empresa já está endividada (geralmente com empréstimos bancários) e não consegue honrar os próprios custos operacionais e nem as parcelas das dívidas. Tomara que não seja essa a sua realidade, mas se for, lamento te informar: O marketing digital não vai salvar o seu negócio.
Marketing digital, para gerar bons resultados, necessita de investimentos recorrentes. Os resultados costumam levar tempo para aparecer, e nesse período o caixa da sua empresa terá mais baixas enquanto você insistir nessa estratégia. A chegada dos resultados poderá ser tarde demais pelo tempo necessário que empresas prestes a falir precisam para se recuperar.
- “Ah, mas sem vendas pelos canais digitais, é aí que eu vou falir de vez!”
Pense bem:
Como pode um negócio beirar a falência fazendo ações de marketing digital? Pode ser que essas ações nunca foram, de fato, lucrativas!
E se não forem lucrativas, para quê se afundar ainda mais?
Para empresas que estão “respirando por aparelhos”, o melhor caminho é, de fato, remover qualquer tipo de despesa que for possível, começando por aquelas que não trazem retornos. Verifique a lucratividade proporcionada pelo marketing digital no negócio. Se não houver algum lucro, pare ficar esperando ele chegar enquanto sua empresa perde dinheiro. Suspenda imediatamente!
Volte a investir quando houver algum fôlego no orçamento, sem que atrase as principais despesas da empresa.
2- Pare de investir em marketing digital se o seu produto/serviço possui muitas avaliações negativas no mercado.
Quando o produto/serviço é ruim, a empresa pode até realizar uma venda, mas ela só ocorre uma única vez para um cliente, e ele não volta mais. Quando há um acúmulo de avaliações negativas no mundo digital, o efeito é pior ainda: Aquele que talvez pensou em comprar de você decide mudar de ideia porque viu as reclamações de outros clientes frustrados.
Dá pra ficar pior? Sim! Quando um cliente se arrepende de uma compra online, ele tem 7 dias, a partir da data de compra, para se arrepender da compra. Quando isso ocorre, a empresa deve devolver o valor do produto, frete e demais custos ao consumidor, e este devolve o produto para a empresa. Sem dó, nem piedade. Está na lei, inclusive!
Neste cenário, é fundamental ter autocrítica, e analisar de forma imparcial as críticas daqueles que pagaram pelo seu produto e não gostaram, principalmente se esse volume de clientes insatisfeitos é elevado.
Adquirir novos clientes através do marketing digital não resolve o problema de uma empresa que tem produtos/serviços ruins.
Pelo contrário, ela amplia o número de clientes insatisfeitos e afastam aqueles que poderiam ser clientes, mas mudam de ideia por conta da má reputação da empresa.
Invista na melhoria dos produtos oferecidos pelo seu negócio, e siga atento aos feedbacks do seu público-alvo. Se a aprovação for alta, investir em marketing digital apenas vai permitir que mais pessoas comprem, e se sintam realizadas, com o que o sua empresa oferece. Afinal, clientes felizes topam até comprar por valores maiores que a média de mercado.
3- Pare de investir em marketing digital se a sua empresa não possui um planejamento mínimo (e realista) de negócios.
No empreendedorismo, muitas vezes a garra e a percepção dos líderes é o que faz a empresa sobreviver diante dos riscos e da concorrência. O problema maior é quando a garra e a percepção dos líderes não é acompanhada de um planejamento de negócios adequado e realista. Tal atitude é o que faz as empresas pararem de crescer e simplesmente “lutarem para sobreviver”.
Empresas estagnadas, principalmente as de pequeno e médio porte, não significa que estejam saudáveis. O mercado se transforma cada vez mais rápido, os preços de mercado também se elevam (inflação), os colaboradores deixam de performar se não recebem reconhecimento em seus salários, e a conta fica pesada demais para uma empresa que não cresce no ritmo de tais necessidades. Tal estagnação dificilmente ocorre em empresas que possuem planos de negócios e o executam com disciplina e competência.
O marketing digital tem sido uma excelente estratégia para as empresas que, em seu planejamento, pretendem crescer em volume de vendas, faturamento, reconhecimento de marca e demais objetivos de marketing em geral. Para as empresas que desejam tudo isso sem um plano de negócios, o “mesmo” marketing digital se torna mais um “tiro no escuro”.
O marketing digital exige investimentos ao longo do tempo, e os retornos não costumam ser imediatos. Empresas sem planejamento optam por qualquer tipo de ação que elas julguem necessárias, sem avaliar de forma crítica os riscos das ações adotadas e as métricas estimadas. No fim das contas, empresas assim dificilmente conseguem retorno sobre o investimento, ou sequer mensurá-los.
Sendo assim, é melhor parar de investir em marketing digital até a empresa estruturar seu plano de negócios.
4- Pare de investir em marketing digital se as projeções do custo por venda forem maiores que a margem de lucro do produto.
Quanto você gasta para que um produto/serviço na sua empresa seja vendido? Essa métrica é extremamente importante, e se você possui um negócio, já deveria estar na ponta da língua!
No marketing digital é possível mensurar de forma mais simples o custo por venda através de oportunidades da internet. Nosso próximo conteúdo traz detalhes sobre esse cálculo, mas de forma breve, você soma os investimentos totais em marketing digital e divide pelo número de vendas realizadas através dos clientes que vieram da web. Pronto, você acaba de descobrir o quanto precisa gastar para realizar uma venda!
Agora compare o custo por venda com a margem de lucro dos seus produtos.
Se o custo por venda for superior a margem de lucro do produto, então você está perdendo dinheiro, mesmo realizando vendas!
O melhor a fazer nesse tipo de cenário é simplesmente parar as ações, e reavaliar o que deve ser feito (ou parar de ser feito) para reverter a situação. Uma boa agência de marketing digital sabe orientar seus clientes a encontrar soluções que não apenas geram vendas, mas trazem lucro para sua empresa.
Se você atualmente investe em marketing digital e não tem essa métrica, seja porque sua agência não consegue informar, ou porque você nunca calculou, há riscos de suas ações digitais estarem afundando sua empresa.
5- Não invista em marketing digital só porque todo mundo está dizendo que este é o futuro.
Essa lição geralmente aprendemos em casa com os nossos pais durante a infância. Queríamos fazer algo porque o nosso colega também fazia, e usávamos essa justificativa para pedir algo. Não sei a sua, mas a minha mãe me respondia assim quando eu fazia isso: “se o seu amigo comer cocô, você vai comer também?”.
Eis que um empreendedor adulto decide investir em marketing digital só porque o concorrente dele investe, ou porque viu uma matéria na internet falando disso, ou pior ainda: viu aquele curso que dá pra faturar mais de 6 dígitos em 1 semana vendendo cursos online de qualquer coisa, sem sair de casa.
O melhor conselho é este: Tome MUITO cuidado com as promessas do mundo digital. Seja cético quanto ao marketing digital.
É necessário retorno sobre o investimento para valer a pena o marketing digital, pois além de dinheiro, você investe tempo, e este não volta!
Não é tarefa fácil, pelo contrário, envolve grandes riscos de perdas financeiras.
Seu concorrente pode estar investindo no mundo digital, mas quem garante que as ações dele geram retorno? Você têm o mesmo fôlego financeiro do seu concorrente para suportar o início e o tracionamento de um projeto digital? Caso não saiba, geralmente o início das ações digitais para quem parte do zero não trazem retornos, isto é, você perderá dinheiro no começo para que, quem sabe futuramente, os resultados apareçam. Isso geralmente o concorrente não fala.
As matérias na internet falando do futuro no marketing digital talvez tenham alguma coerência, mas cada tipo de negócio possui necessidades específicas, e como vimos nos quatro tópicos anteriores, não é pra qualquer um! As matérias de revista querem audiência, e boa parte delas vão apenas reverberar tendências da “boca do povo”. Os riscos e pontos negativos, as matérias na imprensa geralmente não falam com profundidade sobre o assunto.
Ganhar muito dinheiro em pouco tempo, com pouco trabalho? Vai da sua maturidade nos negócios interpretar até que ponto isso é verdade. Os cursos mostram os depoimentos de quem deu certo, mas você já se perguntou sobre os que deram errado? Um dos cursos online mais populares na internet gerou mais de 30 mil vendas, e havia aproximadamente 70 depoimentos só de pessoas que atingiram bons resultados. Legal, 70 deram certo, agora cadê os outros 29.930 que compraram o curso? Avalie criteriosamente os conteúdos digitais que você consome, antes de tomar decisões financeiras baseadas neles.
Se você está investindo em marketing só porque é “a onda do momento”, sem avaliação crítica e técnica, o melhor a fazer é parar antes de quebrar as finanças!
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