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4 de novembro de 2020Redes Sociais ou Google
12 de novembro de 2020ZMOT
O MOMENTO DO MARKETING DIGITAL
O ZMOT significa Zero Moment Of Truth (O Momento Zero da Verdade). Em resumo é o instante antes da compra, ele surgiu graças ao advento da internet.
Sobretudo, com esse novo momento, a lógica do marketing mudou completamente para as empresas. E o consumidor foi essencial para que essa mudança acontecesse no mercado!
Nesse artigo, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o ZMOT, desde a sua definição até como aplicar no seu negócio!
Continua com a gente!
Afinal, o que significa ZMOT?
Primeiramente, o ZMOT surgiu em 2012 pelo Google, que reuniu diversos pesquisadores de mercado para mostrar detalhadamente como a decisão de compra do consumidor mudou nos últimos tempos.
A princípio, esse conceito foi inspirado no termo da Procter and Gamble em 2005, o First Moment of Truth (FMOT). Esse é o "momento da prateleira" no qual o consumidor está olhando diretamente para o produto e decide se vai comprar ele ou não.
Vamos explicar mais detalhadamente sobre isso logo abaixo.
No Google, para o momento da tomada de decisão on-line foi dado o nome de Momento Zero da Verdade ou ZMOT.
Sobre o qual, inclusive, criaram um poderoso e-book, escrito por Jim Lecinski, Diretor de Vendas e Serviços para os EUA e chefe do ZMOT.
Jornada de Compra
Para você entender melhor, antigamente esse era o modelo que resumia a decisão de compra do consumidor:
Antes de tudo, o estímulo pode ser considerado algum tipo de propaganda, como anúncios, por parte das empresas.
Assim sendo, o FMOT (Primeiro Momento da Verdade) nesse modelo, seria na prateleira. Ou seja, a pessoa basicamente olhava o produto, gostava, e comprava sem nenhuma experiência com ele e nenhuma outra informação além do que era informado pelas lojas.
Já o SMOT é o Segundo Momento da Verdade, em síntese é depois da compra onde o consumidor utiliza o produto e tem a primeira experiência, sendo positiva ou não.
Entretanto, nos dias de hoje, com o avanço das tecnologias e principalmente do marketing digital, essa jornada mudou. Olha só:
Jornada de Compra com o ZMOT
Sem dúvidas o estímulo ainda é essencial para conduzir o consumidor a conhecer os produtos, porém ele conduz a uma nova etapa antes da prateleira.
Assim foi descoberto que entre o estímulo e a prateleira há um momento, que se traduz no ZMOT.
Nesse momento, antes da compra, o consumidor irá buscar informações sobre o produto antes de comprá-lo. A saber que essas informações não são poucas!
Dessa forma, o consumidor compara preços, lê resenhas de outras pessoas, artigos de blog e tudo isso graças à internet. E, é claro, graças ao maior buscador do mundo: O próprio Google.
O ZMOT somente acontece pois, hoje em dia, as pessoas querem informações de fontes confiáveis antes de decidir sobre a compra. Por isso elas irão pesquisar em sites, blogs, redes sociais e mais!
De fato, o receptor é ativo, e durante o ZMOT ele realmente escolhe o que vai comprar, em qual empresa vai concluir a compra e se ele recomendará ela ou não!
Com certeza, o seu lead vai querer conhecer mais sobre sua marca e se você não estiver presente online, ele não se lembrará da sua marca de jeito nenhum.
Ou seja, quando a pessoa recebe um estímulo ela não conclui a compra logo de cara, como no primeiro modelo. Ela faz pesquisas sobre esse determinado produto.
E depois disso, ele tem a primeira experiência da compra, e só depois ela se torna um consumidor do produto ou serviço.
Ainda, depois do SMOT (Second Momento), esse consumidor pode se tornar um analista e engajador comentando sobre a experiência. Assim, ele pode compartilhar as opiniões nas redes sociais.
Dessa maneira, o cliente pode engajar e promover esse produto ou serviço. Portanto, além de comprar mídia, você é o dono da sua própria audiência.
ZMOT: Qual a importância para o mercado?
A importância do ZMOT para as empresas é muito alta. Visto que a lógica do mercado mudou, as empresas devem proporcionar experiências reais e significativas para seus consumidores.
Afinal não há somente a influência da mídia, ou o design bonito do produto. O consumidor precisa de motivos para comprar, ele precisa de fontes e informações. E, assim, você tem o dever de fornecer isso ao seu consumidor.
Caso contrário, está perdendo para o concorrente exatamente nessa etapa de decisão: no ZMOT.
Por isso utilizando essas informações a seu favor, além de ajudar a vida do cliente, sanando dúvidas e solucionando problemas, você conquista vantagem sobre as demais marcas!
Saiba mais: Evolução do Marketing Digital.
Como utilizar o ZMOT na sua empresa
Agora você sabe que o consumidor vai pesquisar sobre o que você oferece em diversos canais, portanto é essencial que você esteja presente no meio online. Aparecer exatamente quando o seu potencial cliente busca algo relacionado a sua área é indispensável!
Nessa fase é ideal realizar estratégias de Search Engineer Optimization (SEO) para que os primeiros resultados dos buscadores sejam sites da sua marca com assuntos relacionados ao que você oferece.
Afinal, entender o momento adequado de estar diante de seus consumidores é fundamental para uma estratégia de sucesso utilizando-se do ZMOT.
Inclusive, estudar o seu cliente ideal também é importante. E para isso você pode começar definindo a sua persona. Saiba Como Definir a Sua Persona nesse artigo!
Além disso, O ZMOT define toda a trajetória do consumidor até a compra. E qual outro termo conhecemos que também nos ajuda a entender a trajetória do consumidor?
Isso mesmo, o Inbound Marketing!
Também conhecido como marketing de conteúdo, ele é basicamente um funil que nos apresenta formas de concluir uma vendas utilizando ferramentas digitais.
Em síntese, o Inbound Marketing utiliza estratégias e ferramentas diversas com o intuito de atrair mais visitantes ao seus canais e fidelizar eles.
Saiba que suas ações de marketing serão mais eficazes se utilizar estratégias do Inbound Marketing.
O marketing não é apenas um estimulo e compra. É relação, confiança e engajamento.
Confira um conteúdo completo sobre Inbound Marketing!
Conclusão
Certamente a marca que não aparece no ZMOT está perdendo visibilidade e vendas.
E claro sabemos que você não vai querer perder contatos não é mesmo? Por isso utilize as informações desse artigo a seu favor!
Inclusive você pode baixar o e-book do ZMOT grátis clicando aqui!
Continue acompanhando o blog da Especialista Digital e saiba tudo sobre as novidades do Marketing Digital.
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