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5 de dezembro de 2019AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL
Tudo o que você precisa saber sobre uma agência!
Você sabe o que é uma agência de marketing digital? Em síntese, elas prestam serviços de marketing utilizando ferramentas online.
Em outras palavras, colocam em prática os projetos dos clientes que desejam aplicar estratégias de comunicação para aumentar as vendas e prospectar mais clientes através da internet.
Nesse artigo vamos fazer com que você entenda de uma vez por todas como funciona uma agência de marketing digital. Quais são os seus setores, como eles trabalham, e como você pode contratar uma para a sua empresa e terceirizar o serviço de divulgações na internet.
Agências de Marketing: Diferenças
Você deve estar familiarizado com as agências de marketing tradicional, mas não muito com as de marketing digital.
''E existe diferença?"
CLARO!! E a gente vai explicar agora para você!
Agências de Marketing Tradicional
As agências de marketing tradicional também são chamadas de agências criativas.
Resumidamente elas oferecem métodos tradicionais de marketing e publicidade.
Frequentemente as estratégias utilizadas combinam técnicas de publicidade de televisão, rádio, impressa, revistas, jornais e muito mais!
Agências de Marketing Digital
As agências de marketing digital, por outro lado, possuem estratégias focadas para um lado mais técnico da publicidade e propaganda.
Como por exemplo: Criação de site, web, páginas estratégicas por meio de técnicas de SEO.
Ou seja, os dados são mais precisos, a segmentação do público é melhor, a mensuração de resultados aqui é indispensável e as técnicas são eficientes!
Qual a melhor agência de marketing? Digital ou Tradicional?
Em conclusão, não existe agência melhor ou pior!
Na realidade cabe apenas a empresa definir quais são os objetivos de sua marca e qual é a o melhor tipo de agência para o seu tipo de negócio.
As vezes para um certo tipo de segmento, investir em televisão é melhor do que investir no Youtube. Porém isso não quer dizer que você não possa investir nos dois!
Estrutura de uma Agência de Marketing Digital
“O novo marketing é educar, interagir e conversar para entender o cliente.”
Rafael Rez, autor do livro “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI."
Hoje em dia, para muitas empresas, terceirizar o serviço de marketing digital é necessário.
Visto que grande parte das empresas só tem uma área de marketing que não trabalha o digital. E às vezes nem isso.
Em primeiro lugar, você precisa conhecer os setores pelo qual o seu projeto, ou a construção dele, vai passar.
Por isso agora vamos te apresentar qual é a estrutura das agências de marketing!
Atendimento
O profissional de atendimento é responsável por fazer o primeiro contato com o cliente.
Além disso, ele constrói o briefing, e é encarregado de repassar as informações para os outros setores da agência de marketing digital.
Assim também, ele conduz o cliente por todas as etapas, o deixando ciente de como está o andamento do projeto.
Inclusive, no marketing digital além de acontecer reuniões presenciais, é possível que ocorra reuniões via Skype, e-mails e mensagens no Whatsapp. Pois essas são as formas mais rápidas de repassar informações.
Em resumo, o profissional de atendimento deve manter os clientes felizes e satisfeitos com o trabalho exercido pela agência.
Enquanto, claro, propõe novas contratações, jobs, campanhas, ouve reclamações e sugestões do cliente.
Aliás possuímos um conteúdo sobre Como Melhorar o Seu Atendimento. Confira!
Planejamento
Em suma, o pessoal de planejamento, planeja toda a campanha. (sério?)
Os profissionais dessa área definem quais vão ser os principais meios digitais utilizados, onde investir, quando iniciar as ações e muito mais!
Além disso, constroem a montagem do fluxo de trabalho e analisam o que será internalizado e o que precisará de terceirização.
Sim, as agências também terceirizam serviços. Aqui na Especialista Digital por exemplo, oferecemos o serviço de Criação de Vídeos mas não somos nós que gravamos ele ou criamos a animação.
Inclusive, confira o nosso conteúdo sobre as Vantagens de Criar um Vídeo Animado aqui no blog!
Criação
Certamente, aqui se encontram os famosos criativos.
Sobretudo na área de criação há os designers, ilustradores, editores, diretores de arte e profissionais que vão dar vida ao briefing e ao planejamento da agência.
Eles criam a identidade visual, bem como as artes para posts em redes sociais.
Redação
Dependendo da agência de marketing digital é possível que exista mais de um setor de redação.
Aqui estão eles:
Redação Publicitária:
O profissional dessa área é, muitas vezes, formado em Publicidade e Propaganda.
Entretanto, ele não cria textos longos, mas sim impactantes e curtos para as agências de publicidade e marketing digital.
Exemplo: Jingles, Frases de Impacto, Slogans, Frases em Imagens...
Redação Jornalística:
Ao contrário da redação publicitária, o profissional cria textos longos.
Aliás, é necessário ter um amplo conhecimento em estrutura de texto, português e redação.
Exemplo: Matérias Institucionais, Notícias, Releases...
Marketing de Conteúdo:
O marketing de conteúdo é uma mistura dos dois anteriores, contudo possui um conhecimento em SEO e Copywriter.
Sobretudo, ele produz material rico para canais online da empresa para conquistar tráfego e gerar mais leads.
Isso acontece tanto em pesquisas orgânicas em sites e blogs, como no Google, quanto em redes sociais, como no Facebook, Instagram, LinkedIn.
Aliás esse texto que você está lendo agora foi feito por um profissional do marketing de conteúdo!
Tráfego
É o profissional responsável por organizar e verificar as tarefas de toda a agência de marketing digital.
Todavia, o tráfego pode trabalhar de diversas formas. As vezes trabalha com software, em outras é apenas o sistema ou trabalha sozinho com e-mails e planilhas.
Ele sempre pensa na satisfação da conta do cliente, organizando as tarefas por prioridade, prazo ou relevância.
Social Media
As mídias sociais são muito importantes para uma agência de marketing digital, visto que esses são os principais meios de divulgação.
É preciso oferecer bons serviços com profissionais que estejam sempre atualizados em tendências do mercado, e interessados em inovar.
Certamente, esse profissional precisa saber sobre a segmentação do público para impulsionar a verba da melhor maneira possível, ou seja estar de acordo com o pessoal de planejamento.
Além de estar ciente de mudanças em algoritmos e mais.
"É um diálogo, não um monólogo. Social media é mais como um telefone do que como uma televisão.”
Amy Jo Martin, especialista em mídias sociais e fundadora da Digital Royalty.
Análise de Dados
A princípio, ele trabalha com as informações dos clientes na agência de marketing digital, prospecções e fluxos de venda.
Frequentemente, tudo isso é baseado em dados anteriores para melhor aquisição de resultados.
“Marketing sem dados é como dirigir com os olhos fechados.”
Dan Zarrella, cientista das Mídias Sociais da HubSpot.
Como é feito o projeto em uma agência de marketing digital?
Todos os setores se interligam como um grande organismo em que um depende do outro para funcionar.
Eventualmente, o planejamento de marketing digital vai ser efetivo e proporcionará o sucesso de todos os setores.
Primeiramente, o projeto vai passar do cliente ao atendimento, no qual ocorre a criação do briefing.
Depois disso, ele vai para a área de planejamento que verificará quais são os melhores métodos a serem utilizados e se podem ocorrer mudanças no projeto.
Após isso, e depois de muitas conversas com o cliente, o projeto começa a sair do papel pelas mãos da criação, da redação e social media.
Por fim, a análise de dados, finalmente, analisará quais os meios que melhor estão funcionando. E além disso como estão os fluxos de vendas e resultados.
É preciso que todos os setores da agência de marketing digital fiquem alinhados e direcionados, portanto, a informação do briefing precisa estar clara para que não ocorra deformações no projeto final.
Estratégias que uma agência de marketing digital pode utilizar para o seu negócio:
- Criação de site bem posicionado no Google e responsivo, ou seja, disponível para celular e tablets;
- Anúncios no Google Ads;
- Conteúdo e anúncios com formulários nas redes sociais;
- Impulsionamento dos vídeos e divulgação do canal no Youtube;
- Criação de vídeos animados 2D técnicos, explicativos e marketing;
- Assessoria de Imprensa Digital.
Esses e muitos outros serviços uma agência de marketing digital pode lhe oferecer!
Por que contratar uma agência de marketing digital?
Sobretudo, terceirizar um serviço é melhor do que fazer uma equipe aprender algo novo.
Pois, você sabe que fazer com que uma equipe aprenda algo do zero pode acabar não agregando valor ao produto ou ao serviço e, assim, desperdiçar dinheiro e tempo.
Ou seja, contratar uma agência de marketing digital é a melhor opção para não desperdiçar o seu tempo e nem o seu dinheiro!
Benefícios de contratar uma agência:
- Melhor planejamento estratégico para o seu negócio;
- Pesquisas;
- Experiência no ramo;
- Maior e melhor divulgação online;
- Redução de custo;
- Maior prospecção de leads e geração de contatos.
Como escolher uma agência de marketing digital
Portanto, agora que você já conhece os setores, e as vantagens de uma agência de marketing digital, vamos falar sobre como você deve escolher uma agência.
Há diversas maneiras de contratar uma agência de marketing digital.
Você pode fazer isso pelas pesquisas no Google e assim poderá ver quais são as agências de marketing digital mais próximas de você e do seu negócio.
Aliás pode consultar os melhores preços, quanto custa para contratar, pacotes, consultorias e outros serviços.
Sempre solicite uma apresentação, e planos da agência de marketing digital. Assim poderá entender melhor como eles trabalham e qual o papel deles.
Dessa forma, procure por telefone, Whatsapp nos sites, e-mail e entre em contato com as diferentes agências de marketing digital em SP e no Brasil.
Inclusive nós da Especialista Digital atendemos você de qualquer lugar do Brasil.
Conclusão
Para finalizar, agora que você já sabe como funciona uma agência de marketing digital e quais são os benefícios que ela pode trazer para qualquer que seja o seu negócio. Esta esperando o que pra contratar?
Não importa o seu setor. Bem como não importa se a sua empresa é grande, média ou pequena.
Você pode e deve contratar uma agência de marketing digital para alavancar ainda mais o seu negócio.
Dessa maneira, comece a analisar as melhores estratégias e os melhores caminhos para a sua empresa.
Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o blog da Especialista Digital e saiba mais sobre o Universo do Marketing Digital!
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