Google Meu Negócio: Sua Empresa no Google
12 de novembro de 2019Aprenda A Dizer Não: Uma prática necessária!
19 de novembro de 2019Como Divulgar Minha Empresa?
Tudo o que você precisa saber!
Você ainda tem dúvidas sobre como divulgar minha empresa? Quer saber como melhorar a divulgação do seu negócio? Você está no artigo certo!
Certamente, se a empresa está dando os seus primeiros passos você pode ter algumas dúvidas como:
- Onde e como devo divulgar minha empresa?
- Como divulgar uma empresa que está começando?
- Qual a melhor forma de divulgar minha empresa?
Então continua com a gente, que vamos te explicar direitinho para que você não tenha essas e outras dúvidas!!
Por que eu deveria divulgar a minha empresa na internet?
É evidente e crescente a importância do mundo digital atualmente.
Sobretudo, há milhares de pessoas conectadas. Portanto, as empresas não podem ficar fora disso.
Segundo pesquisas, o IBGE mostrou que o número de usuários na internet no Brasil aumentou.
Além disso, você sabia que antes das pessoas comprarem um produto ou contratarem um serviço elas primeiramente fazem uma pesquisa na internet?
Ainda, de acordo com uma pesquisa do E-commerce Brasil, as vendas online aumentaram em 23% só no primeiro trimestre de 2019.
Não acha que esses já são bons motivos para você começar a divulgar online sua empresa?
Então, você deve parar agora de ignorar a web e começar a planejar sua divulgação!
Formas de divulgação:
Agora que você já sabe qual a importância de começar a divulgação da sua empresa, saiba que há diversas formas de divulgar seu serviço online. Não se desespere!
Nós vamos te apresentar as melhores formas de promover a sua empresa utilizando ferramentas de canais online!
"Ok, mas o que são canais online?"
São os meios que você utiliza para conduzir os possíveis clientes a compra ou a contratação de serviços e transformar em conversão.
Ou seja, quanto mais simples para os consumidores mais rápido você vai receber o retorno!
3 dicas para divulgar sua empresa:
1. Planejamento sempre!
Não importa se você é dono de uma pequena ou grande empresa. Com certeza o seu objetivo é ganhar mais reconhecimento e vender, certo?
Portanto, para conseguir isso, é óbvia a necessidade de divulgar a sua empresa.
Mas antes de tudo você precisa fazer um planejamento estratégico. Porém, você deve estar se perguntando: “como devo começar a planejar?”
Primeiramente, defina o objetivo principal da sua empresa e qual é o tipo de negócio. A princípio, qualquer empresa pode ser divulgada, contudo todos os negócios possuem particularidades!
Por exemplo, a divulgação de uma empresa de T.I não poderá utilizar os mesmos métodos de divulgação de uma empresa de eventos. De fato, são negócios para finalidades diferentes.
Em síntese, pense muito sobre essas questões. Inclusive, faça consultorias com agências especializadas em marketing para seguir o melhor rumo e promover o seu negócio.
2. Estude sobre o seu público:
Igualmente, é preciso fazer uma análise prévia sobre seu público alvo, o perfil de seus clientes. Em outras palavras, defina a sua persona.
Para leigos, persona é a representação do seu cliente ideal. Por isso, as pesquisas sobre os atuais consumidores são muito importantes nessa etapa.
Estude as divulgações ideais para o seu público e responda:
- Qual meio de comunicação o seu público mais utiliza?
- Qual horário do dia, semana, o seu público recebe as publicações?
- Como ele gosta de receber a publicidade?
- Por que ele deve se interessar pelo o que você está oferecendo? (seja serviço ou produto)
Após as pesquisas, está na hora de avaliar as melhores estratégias para que a comunicação com o seu público-alvo seja eficiente e proporcione retorno!
3. Aposte no Marketing Digital – Inbound Marketing.
O marketing digital irá te ajudar a ter mais visibilidade na web por meio de ações. Mas é preciso pensar em estratégias que sejam eficazes para o seu público! Abaixo vamos comentar ideias para divulgar uma empresa.
Em primeiro lugar, não é novidade que hoje em dia o público não é mais passivo. Sem dúvida, eles são mais críticos e engajados, principalmente online.
E você, certamente, deseja que eles tenham uma visão positiva sobre a sua empresa. Dessa forma, propagandas invasivas não fazem tanto efeito.
Por essas razões, é necessário ganhar a confiança dos seus clientes com produção de conteúdos relevantes. Assim, eles vão procurar por você e criar laços duradouros por você divulgar sua empresa.
Afinal, o que é o Inbound Marketing?
Primeiramente, Inbound Marketing é um conjunto de ações online que visam atrair clientes por diferentes meios digitais através de conteúdos relevantes e estratégias específicas.
O Inbound Marketing é menos invasivo, como resultado, as chances de transformar em conversão são maiores.
Por exemplo: imagine uma empresa que promove serviços de coaching. Por meio do Inbound Marketing, essa empresa pode criar conteúdos sobre a técnica de coaching que são de interesse de profissionais da área, coaches, e pessoas interessadas em utilizar o serviço.
Ao postar informações relevantes em seu blog, por exemplo, essa empresa faz com que os coaches e pessoas interessadas cheguem até ela por uma simples pesquisa no Google.
Ou seja, quando você cria um site, você se aproxima do público que vai te encontrar com maior facilidade se você estiver nas primeiras páginas do Google!
Agora que você tem o conhecimento sobre como e por onde começar a divulgar sua empresa. A seguir, vamos apresentar estratégias para você promover seu negócio e se destacar dos concorrentes.
Para saber mais sobre o Inbound Marketing possuímos um conteúdo extenso explicando todas as técnicas. Confira!
Estratégias do Marketing Digital para divulgação da sua empresa:
A falta de divulgação da sua empresa faz com que o seu número de contatos não cresça e muito menos as vendas!
Agora vamos te apresentar estratégias para você fazer uma boa divulgação da sua empresa. Acompanhe!
Mecanismos de busca:
Como já foi mencionado, a maioria das pessoas pesquisam os produtos ou serviços online antes de comprar ou contratar. Então, imagine só aparecer nas primeiras páginas do Google e as pessoas se interessarem pelo seu conteúdo?
Existem duas formas de atingir esse objetivo: método orgânico ou pago.
Aliás, confira nosso conteúdo sobre Anunciar no Google.
Google Orgânico:
As ténicas de SEO (Search Engine Optimization) são bastante utilizadas para as buscas orgânicas. Uma vez que os sites de buscas se baseiam e avaliam a página por meio dessa técnica.
Ou seja, quanto mais relevante o seu conteúdo for avaliado, mais ele terá chances de aparecer nas primeiras páginas do Google!
Confira como se cadastrar no Google Meu Negócio.
Google Pago:
O Google pago possui o intuito de aumentar a visibilidade da sua marca por meio de anúncios, dependendo do seu investimento e da concorrência.
Utiliza-se do Google Adwords:
Eventualmente chamado de links patrocinados, AdWords ou recentemente, Google Ads. Ele é considerado pelo marketing digital o grande triunfo para ingressar sua empresa na primeira página ao anunciar no Google Ads.
Em outras palavras significa: Qualidade do conteúdo com palavras-chaves + Oferta.
Facebook Ads
São anúncios publicitários veiculados dentro da própria rede social do Facebook.
A rede social oferece diversas ferramentas para auxiliar na criação das campanhas.
Instagram Ads
Você precisa ter uma conta no Facebook para fazer publicidade por meio do Gerenciador de Anúncios.
O Instagram veicula os anúncios no feed e nos stories da rede!
Como divulgar minha empresa nas redes sociais?
Milhões de brasileiros estão nas redes sociais e o melhor de tudo você também pode estar lá!
Você pode divulgar sua empresa criando uma página no Facebook, perfil no Instagram, e no LinkedIn. Através disso você ganha mais visibilidade!
Como divulgar minha empresa no Facebook?
Primeiramente, para divulgar sua empresa no Facebook você precisa criar uma fanpage, ou seja uma página.
No Facebook é indicado que você crie uma página para a empresa ao invés de um perfil. Ao passo que você pode colocar mais informações sobre o seu negócio do que em um perfil, que na maioria das vezes é pessoal.
Para exemplificar em uma página do Facebook você pode colocar endereço, número de telefone, e-mail, horário de funcionamento e mais!
Veja o exemplo da página da Especialista Digital no Facebook:
Como divulgar minha empresa no Instagram:
O Instagram é uma rede social 100% visual. Portanto capriche no feed, nas fotos, vídeos e designers.
Para fazer uma campanha no Instagram Ads, você não precisa ter uma conta na rede social. Porém, indicamos que possua uma para sua empresa. Assim você poderá desfrutar diversos benefícios que a plataforma oferece!
Veja o exemplo da Especialista Digital no Instagram:
Há maneiras de divulgar a minha empresa gratuitamente?
A resposta é sim, há formas de divulgação grátis, principalmente na web.
Acima de tudo, um bom atendimento é a propaganda mais inteligente e barata que você pode fazer. Mesmo em lojas online pois as pessoas gostam de sentirem que são especiais.
Saiba Como Melhorar o Seu Atendimento nesse artigo!
Além disso as redes sociais são uma ótima forma de fazer propaganda gratuita. Por exemplo você pode divulgar em:
- Grupos do Facebook;
- Trocar divulgação com digital influencers no Instagram;
- Fóruns online.
Funciona para divulgar minha empresa na cidade?
Com certeza! Empresas locais também podem usar recursos tecnológicos para se destacar ainda mais!
Use ferramentas como o Google My Business, pois os resultados de pesquisa são obtidos por localização. Por isso a captação de clientes vai ser maior, uma vez que eles estão próximos de você!
Além disso você pode receber avaliações dos consumidores nesse meio.
Veja aqui no nosso conteúdo sobre Como Se Cadastrar no Google My Business!
Vantagens de divulgar a sua empresa:
É de conhecimento geral que a melhor maneira de vender é divulgar, então aplique as técnicas que citamos acima e destaque-se.
Vamos citar 3 vantagens de divulgar sua empresa online:
1. Visibilidade:
Sabe aquele ditado de “quem não é visto, não é lembrado?" Então, isso se aplica as empresas também. Quando você está no meio digital as pessoas vão te encontrar com maior facilidade.
2. Baixo custo envolvido na estratégia:
Com uma ótima consultoria de marketing digital você poderá fazer o melhor orçamento para sua empresa.
3. Segmentação:
O seu público-alvo deve ser atingido com mais facilidade. Uma vez que eles já tem o perfil que você procura e concomitantemente eles procuram um serviço ou produto como o que a sua empresa oferece!
Conclusão
“Vendas geram lucro; lucro gera investimentos; publicidade gera vendas. Está formado um ciclo. Sem publicidade, está formada uma barreira entre o produto e o consumidor, rompendo o ciclo.”
— Nilson Durães.
Entendeu agora como a divulgação de uma empresa é importantíssima para promover um produto ou serviço?
A publicidade é um investimento que, se feita de maneira correta e com os melhores profissionais, te proporcionará retorno. Ela está aqui para te ajudar!!
Os métodos são práticos e eficazes, então não fique de fora do meio digital!
E se você está começando agora com a sua empresa, leia outros artigos sobre o assunto: Marketing Digital para Pequenas Empresas.
E, claro, continue acompanhando o blog da Especialista Digital, e saiba todas as novidades sobre o Universo do Marketing Digital!
Últimas Notícias
sobre Estratégias de Marketing Digital
Comentários
Deixe seu comentário abaixo: